Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subsídio de Natal: Efaflu, TSF ou J&J Teixeira também já pagaram

Estas empresas nortenhas também anteciparam o pagamento do subsídio de Natal aos seus trabalhadores, “de forma a que tenham folga financeira para poderem realizar as suas compras de Natal em segurança”.

19 de Novembro de 2020 às 18:24
  • ...

"Costumamos pagar o subsídio de Natal entre 10 e 15 de dezembro, conforme a lei, mas decidimos antecipar. Já pagamos a 15 de novembro", garantiu Pedro Sousa, sócio-gerente da TSF - Metalúrgica de Precisão, da Trofa, que emprega uma centena de pessoas, em declarações ao Negócios.

A 29 de outubro passado, pelas 10:44, os 49 trabalhadores da centenária Produtiva, empresa de Gaia que fabrica peneiras metálicas, souberam por e-mail que, "nesse mesmo dia", iriam receber o subsídio de Natal juntamente com o salário desse mês.

 

Também a gaiense J&J Teixeira, "a maior carpintaria industrial de serviços integrados em Portugal", antecipou para 20 de novembro o pagamento do subsídio de Natal aos cerca de 400 trabalhadores.

 

Em comunicado aos colaboradores, a J&J Teixeira deixa uma mensagem de confiança e um apelo para o cumprimento das recomendações da DGS, nomeadamente, no que toca às tradicionais compras de Natal, aconselhando "a que evitem, se possível, os dias em que habitualmente há mais movimento nos espaços comerciais".

A fabricante portuguesa de frigoríficos e outros sistemas de refrigeração Tensai, de Estarreja, decidiu igualmente antecipar para 13 de novembro o pagamento do subsídio de Natal aos seus cerca de 260 trabalhadores.

 

A Efaflu e a Universal Motors, ambas da Póvoa de Varzim e que empregam 115 pessoas, também decidiram juntar-se às empresas que decidiram pagar mais cedo o subsídio de Natal. "O pagamento já foi realizado", garantem, em comunicado enviado ao Negócios, esta quinta-feira, 19 de novembro.

 

Uma antecipação do pagamento do subsídio aos trabalhadores "de forma a que tenham folga financeira para poderem realizar as suas compras de Natal em segurança, antes da azáfama e correria habitual que caracteriza a época festiva", explicam.

 

"Todos os anos ocorrem grandes concentrações de pessoas nos dias que antecedem o Natal para fazerem as compras respetivas, e com esta ação apelamos a todos que procurem evitar essas concentrações, e façam antecipadamente e com toda a calma e segurança as compras de cada um", afirma António Ricca, diretor-geral da Efaflu, empresa portuguesa produtora de sistemas de bombagem e ventiladores.

 

Com um volume de exportações superior a 20% e inserida num grupo com vendas fora de Portugal superior a 50%, a empresa comercializa atualmente os seus produtos em dezenas de países com especial destaque para Inglaterra, França, Espanha, Dubai, Angola, Marrocos e Turquia.

 

Já Universal Motors apresenta-se como o maior fornecedor nacional de sistemas de controlo de movimento integrado (motor, controlo de velocidade e redutor), dispondo de sucursais em Espanha e no Reino Unido, "estando já preparada para as alterações provocadas pelo Brexit", afiança.

 

"Antecipamos o pagamento do subsídio porque queremos que os nossos funcionários possam fazer as suas compras de Natal calmamente, evitando grandes ajuntamentos e, assim, correr menos riscos por causa da covid-19", explicou, por sua vez, o sócio-gerente da TSF, que fechou 2019 com vendas de 6,9 milhões de euros - "tudo exportação", enfatizou Pedro Sousa.

A Tensai fechou o último exercício com uma faturação de 21,4 milhões de euros, com as exportações a valerem cerca de 85% das vendas totais, e prevê encerrar o ano de 2020 com um volume de negócios próximo dos 25 milhões de euros.

 

A Produtiva faturou 4,1 milhões de euros no ano passado, com as exportações a gerarem 60% das suas vendas para 25 países, com Espanha a surgir destacada à frente com 31% do total.

 

Recorde-se que foi a Navigator a dar o mote com o anúncio de que este ano antecipou o pagamento do subsídio de Natal, tendo os seus 3.200 trabalhadores recebido o subsídio com o salário de outubro.


(Notícia atualizada às 15:21 de 20 de novembro com a integração da informação sobre a J&J Teixeira)

 

Ver comentários
Saber mais subsídio de natal efaflu universal motors tsf produtiva tensai j&j teixeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio