Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonaecom lança Saphety e centro de I&D em Évora

A Sonaecom oficializa hoje o lançamento da Saphety, dedicada a serviços de comunicação segura entre empresas e à facturação electrónica. Esta empresa irá avançar em Abril com um pólo de investigação e desenvolvimento em Évora, em parceria com a universida

12 de Março de 2007 às 15:25
  • ...

A Sonaecom oficializa hoje o lançamento da Saphety, dedicada a serviços de comunicação segura entre empresas e à facturação electrónica. Esta empresa irá avançar em Abril com um pólo de investigação e desenvolvimento em Évora, em parceria com a universidade local, e estima receitas de 900 mil euros ainda em 2007, e de perto de dois milhões de euros no próximo ano, revelou Artur Romão, director-geral da Saphety, ao Jornal de Negócios.

Esta nova empresa do grupo Sonaecom existia anteriormente enquanto unidade de negócios da Novis, "mas o accionista viu que havia possibilidades de ser maior, e como esta área não faz parte do "core" da Novis acabou por decidir autonomizar a empresa", explicou Artur Romão. Durante este ano, a Saphety vai gastar entre 200 e 250 mil euros em investimento puramente tecnológico, sendo que a empresa estima atingir o "break-even" de todo o investimento que foi necessário para autonomizar a Saphety "no segundo semestre de 2008", aponta Artur Romão.

"O accionista definiu como meta estratégica para a Saphety olhar para Portugal apenas como um mercado, e não perder de vista a internacionalização", adiantou o director-geral da nova empresa sobre as "directrizes" delineadas pela Sonaecom para este novo negócio. "O nosso objectivo é criar produtos que possam ser replicados lá fora", explicou, considerando como principais mercados-alvo da Saphety "essencialmente a Europa de Leste", além de alguns países na Europa Ocidental. "Já fora da Europa vamos ser cautelosos, queremos primeiro consolidar a nossa operação em Portugal e na Europa", adiantou Artur Romão.

A rede de contactos que a Saphety está a estabelecer ao nível dos seus clientes em Portugal é um dos "caminhos" que a podem levar à internacionalização. "Temos alguns clientes estrangeiros que estão presentes em Portugal que têm mostrado interesse em utilizar os nossos serviços nos seus países de origem", apontou o responsável ao Jornal de Negócios.

No ano passado, ainda na esfera da Novis, a Saphety atingiu a liderança do mercado dos serviços de facturação electrónica entre empresas, processando mais de três milhões de facturas. Para este ano, o objectivo passa pelo processamento de pelo menos cinco milhões de facturas electrónicas.

Centro de I&D em Évora

A Saphety deverá lançar nos primeiros dias de Abril um pólo de investigação e desenvolvimento (I&D) em Évora, em parceria com a universidade local, para o qual irá dedicar 100 mil euros dos seus custos operacionais deste ano. Até Dezembro, o pólo irá albergar até oito engenheiros informáticos, dois dos quais dedicados a projectos de longo-prazo e os restantes ligados ao desenvolvimento de produtos para o dia-a-dia, explicou Artur Romão.

A Saphety é já hoje "pioneira em muitos dos serviços" que presta, pelo que aposta na inovação enquanto factor diferenciador. A empresa pretendia lançar o pólo de I&D ainda durante este mês, tendo optado por adiar até Abril por razões logísticas.

"Inicialmente pretendíamos lançar o pólo ainda no primeiro trimestre, mas optámos por adiar para os primeiros dias de Abril", disse Artur Romão, justificando o facto com a "mudança" que a criação do pólo representa para os colaboradores que se vão mudar para Évora.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio