Notícia
Sonae Indústria quer liderar produção de painéis derivados de madeira na Alemanha
Os planos de integração da Sonae Indústria e da Hornitex, após aquisição dos activos desta última por 60 milhões de euros, prevêem a liderança do mercado alemão de derivados de madeira e incluem a manutenção da marca da Hornitex, “já bem enraizada”.
Os planos de integração da Sonae Indústria e da Hornitex, após aquisição dos activos desta última por 60 milhões de euros, prevêem a liderança do mercado alemão de derivados de madeira e incluem a manutenção da marca da Hornitex, "já bem enraizada".
Além disso, os responsáveis da Sonae Indústria querem fomentar "a participação desta empresa [Hornitex] nas actividades produtivas e logísticas da Sonae Indústria na Europa, a implementação das boas práticas existentes na Sonae Indústria em termos de processo produtivos", para além de pretenderem desenvolver o apoio conjunto na investigação e desenvolvimento.
"A Sonae Indústria tem a ambição de liderar a produção de painéis derivados de madeira na Alemanha, em termos de capacidade total de produção, reforçando, por um lado, a sua posição competitiva como fornecedora de referência de MFC [aglomerados] e, por outro, fortalecer a produção de produtos de valor acrescentado", sublinha no comunicado enviado pela Sonae Indústria à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários o presidente executivo da empresa, Carlos Bianchi de Aguiar.
Bianchi de Aguiar explica que "com esta aquisição, o objectivo da Sonae Indústria é reforçar a sua posição na Europa Central e assegurar a competitividade, a longo prazo, das suas unidades industriais de derivados de madeira nesta área geográfica.
O mesmo responsável destaca que "as localizações das fábricas da Hornitex são complementares às da Sonae Indústria: Horn situa-se no coração da indústria do mobiliário na Alemanha, onde a marca Hornitex tem uma presença sólida; a fábrica de Beeskow está estrategicamente posicionada, servindo de plataforma para a expansão do negócio para os mercados da Europa de Leste, nomeadamente para a Polónia; e a actividade de Duisburg permite fortalecer a presença noutros segmentos de mercado".
Para Christian Schwarz, vice-presidente executivo da Sonae Indústria e responsável pelos negócios do grupo na Europa Central, o fundamental foi o empenho e a perseverança dos colaboradores da Hornitex, um grupo que é o terceiro produtor de derivados de madeira na Alemanha, mas que desde 2001 se encontrava insolvente, sendo gerido por um liquidatário judicial.
"Nunca perderam a esperança, durante o período de quatro anos de insolvência e conseguiram, mesmo em circunstâncias adversas, melhorar a competitividade em diversos sectores da empresa. Estou confiante de que a Sonae Indústria, através de uma gestão conjunta dos activos das actividades alemãs, irá tornar-se numa empresa mais sólida, competitiva e rentável, mais bem posicionada para encara o futuro", defende Christian Schwarz.
A Sonae Indústria figura entre as empresas-líder do sector no mercado alemão, em termos de capacidade produtiva (cerca de dois milhões de m3), com quatro unidades produtivas, tendo entrado para o mercado, em 1998, através da aquisição de uma participação de 85%, actualmente de 98%, do capital social da Glunz.
A Hornitex vem aumentar a capacidade de produção de derivados de madeira da Sonae Indústria na Alemanha de 1,5 para 3,5 milhões de m3, através das suas três unidades produtivas.
A actividade da Sonae Indústria na Alemanha representa cerca de 19% do volume de negócios consolidado da empresa, que atingiu 1.465 milhões de euros no exercício de 2005.