Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sonae Indústria multiplica por cinco lucros do semestre (act)

A Sonae Indútria registou resultados líquidos, após interesses minoritários, de 45 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que comprara com nove milhões um ano antes. O volume de negócios cresceu 39%, para mais de mil milhões de euros, beneficiand

29 de Agosto de 2007 às 17:48
  • ...

A Sonae Indútria registou resultados líquidos, após interesses minoritários, de 45 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que comprara com nove milhões um ano antes. O volume de negócios cresceu 39%, para mais de mil milhões de euros, beneficiando da integração da francesa Darbo e da alemã Hornitex, avançou hoje a empresa.

Entre Janeiro e Junho deste ano, a participada industrial do grupo Sonae obteve um volume de negócios de 1,077 milhões de euros, face a 774 milhões de euros de proveitos em igual período do ano passado.

A companhia, em comunicado hoje enviado ao mercado, recorda contudo que o "crescimento [de 39%] do volume de negócios não é directamente comparável com o período homólogo de 2006", já que ocorreu entretanto a aquisição dos activos da Hornitex na Alemanha, consolidados a partir de 1 de Julho de 2006; a aquisição da fábrica da francesa Darbo, consolidada a partir de 30 de Setembro do mesmo ano; e o contributo da fábrica de Eiweiler para a parceria de 50% com a Tarkett, formalizada a 29 de Setembro de 2006.

Em sentido contrário, os resultados do primeiro semestre de 2006 foram afectados por um item não recorrente, o incêndio na linha dois de aglomerado de partículas na fábrica do Canadá, ocorrido em Abril daquele ano.

Nos primeiros seis meses deste exercício o EBITDA, ou "cash flow" operacional, da companhia ascendeu a 155 milhões de euros, mais 58% do que os 98 milhões de euros registados no período homólogo de 2006.  Excluindo itens não recorrentes, avança o comunicado, o EBITDA foi de 154 milhões de euros, mais 63% do que os 95 milhões obtidos um ano antes. Os resultados operacionais cresceram 105%, para 97 milhões de euros.

Os analistas do BPI estimavam, em "research" ontem divulgado, que a Sonae Indústria apresentasse lucros de 28 milhões de euros, receitas de 1,074 mil milhões de euros e um EBITDA 141 milhões de euros relativos ao primeiro semestre.

À data, a Sonae Indústria reconhece deter 98,78% do capital da Tafisa, após o aumento de capital de 292 milhões de euros, concluído ainda este mês. Para reforçar no capital, o grupo investiu 50 milhões de euros. A companhia diz-se agora "em condições de avançar com a reestruturação financeira das subsidiárias operacionais".

Por regiões, a administração da Sonae Indústria avança ainda que na Península Ibérica o volume de negócios aumentou 33% no período, para 307 milhões de euros e o EBITDA avançou 62%, para 54 milhões de euros.

Na Europa Central, nomeadamente nos mercados alemão, francês e britânico, o volume de negócios cresceu 575, para 623 milhões de euros. O EBITDA não recorrente foi de 56 milhões de euros.

No Canadá, Brasil e África do Sul, o volume de negócios agregado foi de 168 milhões de euros e o EBITDA de 44 milhões de euros. Não foram avançados valores comparativos.

No total, o aumento dos activos fixos foi de 90,7 milhões de euros, dos quais 40 milhões na nova linha do Canadá e 18 milhões associados à continuação da construção da nova linha de aglomerados de partícula na África do Sul.  

As acções da Sonae Indústria [soni] encerram hoje, antes da divulgação dos resultados, nos 9,05 euros, uma subida de 0,56%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio