Notícia
Sonae Indústria adquire activos do grupo Hornitex por 60 milhões
A Sonae Indústria adquiriu os activos do Grupo Hornitex, na Alemanha, por 60 milhões de euros. Segundo comunicado hoje enviado à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, esta transacção envolveu os activos das fábricas de Horn e Duisburg e de 10
A Sonae Indústria adquiriu os activos do Grupo Hornitex, na Alemanha, por 60 milhões de euros. Segundo comunicado hoje enviado à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, esta transacção envolveu os activos das fábricas de Horn e Duisburg e de 100% das acções da sociedade que detém uma terceira fábrica em Beeskow.
De acordo com esse documento da Sonae Indústria, esta operação "irá aumentar a capacidade de produção de derivados de madeira na Alemanha, de cerca de 1,5 milhões de m3 para 3,5 milhões de m3".
A operação está ainda sujeita à aprovação da autoridade Europeia da Concorrência.
"Deste modo, a capacidade global de produção de painéis derivados de madeira da Sonae Indústria irá ultrapassar os nove milhões de m3", esclarece o referido comunicado.
O grupo Hornitex é um concorrente importante no mercado alemão, situando-se em terceiro lugar em termos de capacidade total de produção. Todavia, após um período de dificuldades, foi declarado insolvente em Setembro de 2001, tendo passado a ser gerido por um liquidatário judicial.
"É de salientar que uma das mais-valias desta transacção (...) é o facto de duas destas fábricas estarem equipadas com centrais de cogeração e biomassa, uma localizada em Horn (20MW) e outra em Beeskow (18 MW)", sublinha o comunicado da Sonae Indústria.
As previsões das vendas líquidas para as três fábricas da Hornitex que agora foram adquiridas pela Sonae Indústria, em 2005, é de aproximadamente 263 milhões de euros, com uma margem de EBITDA de 7%.