Notícia
Sonae e Endesa constituem empresa para comercialização de energia em Portugal
Sodesa é o nome da empresa constituída pela Sonae e pela Endesa com vista à comercialização de energia em Portugal. A companhia é participada em 50% pelos dois grupos e já tem contratos para fornecer energia a mais de 200 pontos de abastecimento.
A empresa tem já em carteira cerca de 800 gigawatts (GWh) comercializados e 1.700 GWh em fase de negociação, prevendo facturar 165 milhões de euros ao final de dois anos e atingir o «break-even» no final do primeiro ano de actividade.
O conselho de administração vai ser constituído por cinco membros. Para os próximos cinco anos foram nomeados José Silva Peneda e Edgar Pinto Correia, em representação da Sonae, e Javier Uriarte Monoreo, Miguel López Coders e Francisco Cruces Socasau, em representação da Endesa.
Francisco Xavier Rueda será o primeiro director geral da empresa.
Esta empresa surge no âmbito do mercado de energia ibérico que terá lugar após a liberalização dos mercados português e espanhol.
As acções da Sonae SGPS [SON] permaneciam inalteradas nos 0,41 euros, enquanto os títulos da maior eléctrica espanhola subiam 0,2% para os 10,23 euros.