Notícia
Sonae IM entra no capital de empresa de inteligência artificial de Singapura
A Sonae Investment Management (Sonae IM) entrou no capital da ViSenze. A empresa de Singapura, que tem como base a inteligência artificial, desenvolve tecnologia e soluções que potenciam o comércio baseado em imagem.
A singapurense ViSenze, empresa opera na área da inteligência artificial potenciando o comércio baseado em imagem, anunciou esta terça-feira que angariou 20 milhões de dólares (17,69 milhões de euros) numa ronda de financiamento série C. E um dos principais investidores foi a Sonae Investment Management (Sonae IM).
Além da Sonae IM, também a Gobi Partners – empresa de capital de risco de base asiática, focada em tecnologias inovadoras na China, Hong Kong e Sudeste Asiático – se destacou entre os líderes desta ronda de investimento.
A referida ronda, que visou reforçar a adoção e impacto do comércio baseado em imagem, para retalhistas e fabricantes de smartphones, "permite à empresa de inteligência artificial continuar a investir na penetração entre fabricantes de smartphones, assim como em aplicações para consumidores e relacionadas com redes sociais", refere o comunicado da Sonae IM.
Fundada em 2012, a ViSenze tem passado por uma expansão global com mais de 80 trabalhadores, escritórios em Singapura, China, Reino Unido, EUA, Coreia do Sul e Japão, assim como clientes globais, incluindo retalhistas como a Rakuten, ASOS, Urban Outfitters, Zalora, entre outros.
O atual financiamento será usado pela ViSenze para fornecer tecnologia avançada e verticalizada para comércio com base em imagem, para retalhistas, marcas e empresas de media, assim como para potenciar as soluções para plataformas, através de parcerias com os principais fabricantes de smartphones, tornando o visual shopping possível em lentes nas câmaras nativas, destaca o comunicado.
Adicionalmente às parcerias com fabricantes de smartphones como a Samsung, LG, Huawei e outros, as soluções para plataforma da empresa agregaram mais de 400 milhões de produtos de mais de 800 vendedores e retalhistas na sua rede global de afiliados.
"Os aspetos visuais têm um incrível poder de influência em decisões de compra, pelo que a capacidade de pesquisa visual em dispositivos móveis assegura uma forma moderna e inteligente de descoberta por parte dos consumidores", referiu Oliver Tan, CEO e Co-Fundador da ViSenze.
"Os participantes nesta ronda de financiamento partilham a nossa missão de simplificar a forma como as pessoas pesquisam e descobrem produtos que as inspiram. Ansiamos pelo que aí vem na ViSenze, à medida que continuamos a desenvolver a nossa capacidade, rede e presença global", acrescentou.
Através das capacidades escaláveis e fiáveis de ‘visual search’, os consumidores podem aceder a uma experiência de compra mais simples e integrada, pela substituição de texto por imagem digitais em pesquisas online.
Para Eduardo Piedade (na foto), CEO da Sonae IM, "com mais retalhistas e marcas a oferecerem capacidades de ‘visual search’ como opção para os consumidores acelerarem o processo de compra e melhorarem a experiência de compra, acreditamos que esta tecnologia continuará a moldar o futuro do retalho".
"Deste modo, depois de uma análise profunda a este espaço, tivemos a possibilidade de investir na empresa líder, o que nos irá permitir participar ativamente nesta era moderna de shopping, fortemente inspirada pela imagem", salientou.
"Estamos entusiasmados em fazer parte desta viagem com a ViSenze, enquanto a empresa embarca na próxima fase de crescimento, e ansiamos por contribuir para o seu sucesso", acrescentou Eduardo Piedade.
Hoje, mais de 300 milhões de consumidores usam a ViSenze e acima de três milhões de consultas relacionadas com pesquisas de imagem ocorrem através das soluções enterprise da ViSenze: Search by Image, Shoppable UGC, View Similar Recommendations, e Shopping Assistant.
O investimento atual segue-se a um período de crescimento constante das vendas acima dos 200%, assim como o triplicar da dimensão da equipa da ViSenze nos últimos três anos.
"Os mercados mundiais de ecommerce prosseguem a sua expansão e os consumidores têm ficado mais focados na compra através de dispositivos móveis. Uma vez que a ViSenze ajuda os seus clientes a atrair este grupo de consumidores e a adaptarem-se ao seu comportamento de compra, a oportunidade de escalar o negócio é evidente," destacou por seu lado Dan Chong, diretor da Gobi Partners.
Outros participantes na ronda de financiamento incluíram os novos investidores Tembusu ICT Fund, 31Ventures Global Innovation Fund e Impossible Ventures de Jonathan Coon, assim como os investidores já existentes Rakuten Ventures, WI Harper Group, Singapore Press Holdings (SPH) Ventures, Raffles Venture Partners, Enspire Capital, e UOB Venture Management.
Em 2016, a ViSenze levantou 10,5 milhões de dólares na Série B em 2016. Com o anúncio de hoje, o financiamento total soma 34,5 milhões de dólares.