Notícia
Soares da Costa aplica 1,6% dos lucros em acções de responsabilidade social
No quadro da sua política estratégica de responsabilidade social corporativa, a Soares da Costa efectuou em 2007 doações no valor de 221 mil euros, o que representou cerca 1,6% do resultado líquido obtido pelo grupo no último exercício (12 milhões de euro
No quadro da sua política estratégica de responsabilidade social corporativa, a Soares da Costa efectuou em 2007 doações no valor de 221 mil euros, o que representou cerca 1,6% do resultado líquido obtido pelo grupo no último exercício (12 milhões de euros).
O apoio a causas sociais é um dos indicadores do primeiro "Relatório de Sustentabilidade" da Soares da Costa, hoje apresentado no Porto, num ano em que celebra 90 anos de actividade.
Na área da segurança, o índice de sinistralidade diminuiu cerca de 40% no último ano – de 187 em 2006 para 153 acidentes de trabalho em 2007. Já o reforço da aposta na formação profissional traduziu-se num crescimento de 70%, de 32,5 mil para mais de 51 mil horas.
A estratégia de sustentabilidade da Soares da Costa iniciou-se pela área "core" do grupo, o da construção, estando previsto o seu alargamento aos restantes negócios nos próximos três anos.
Neste quadro, o seu compromisso assenta em "quatro eixos de preocupações": rentabilidade e criação de valor accionista; protecção e bem-estar dos seus colaboradores e comunidades com quem interactua; preservação do meio ambiente através da minimização de impactes ambientais; e melhoria contínua do valor criado para os seus grupos de interesse.
"Nas duas áreas de negócio estratégicas – a construção e as concessões/serviços – e nos mercados ‘core’ da empresa (Portugal, Angola e Estados Unidos), pretendemos que a Soares da Costa seja, para além de uma referência em termos de eficiência operacional, capacidade técnica e gestão de projecto, um ‘player’ reconhecido pela actuação ética e pela capacidade de criar novas soluções e medidas para as exigências ambientais e sociais que os nossos projectos terão, forçosamente, de responder", enfatiza o CEO do grupo, Pedro Gonçalves.
O documento foi divulgado em pleno Palácio do Freixo, cuja obra de reconversão em pousada do grupo Pestana está a cargo da Soares da Costa – uma empreitada onde o grupo "está a aplicar boas práticas de sustentabilidade", garantiu Pedro Gonçalves.