Notícia
Sindicato diz que aumento médio dos salários na PT é de 1,38%
O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) diz que se for concretizado o acordo da empresa com os restantes sindicatos da Portugal Telecom, o aumento médio dos salários este ano é de 1,38%, o que se situa abaixo da i
O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) diz que se for concretizado o acordo da empresa com os restantes sindicatos da Portugal Telecom, o aumento médio dos salários este ano é de 1,38%, o que se situa abaixo da inflação.
"O acordo ‘cozinhado’ a partir de uma proposta dita de consenso avançada pelo SINDETELCO na reunião de segunda feira, (...) é bem pior do que prevíamos, pois ela, a concretizar-se, representa um aumento médio de apenas 1,38% (menos 1,12% que a taxa de inflação) e terá um aumento de encargo anual de mais ou menos 2 milhões de euros com os trabalhadores da PTC no activo", refere o comunicado do STT.
Adianta que se o acordo se concretizar "é uma vergonha" para a empresa e "para os sindicatos que já deram o seu acordo de princípio ou se preparam para dar, sem esboçarem o mínimo sinal de resistência.
O STT acusa vários sindicatos da PT de estarem ao lado da administração da companhia, acusando mesmo o SINTTAV de estar confiante nas garantias em relação ao futuro.
"A experiência diz-nos que este tipo de garantias passam, normalmente, pela promessa de aumentos intercalares, caso se verifiquem determinados pressupostos e que, na prática, nunca se concretizam e servem apenas para atenuar o impacto junto dos trabalhadores da aceitação por parte dos sindicatos de propostas negativas", refere o STT.
De acordo com as contas do STT, um aumento médio de 1,38% nos salários dos trabalhadores no activo representa um valor anual na ordem dos 2,39 milhões de euros