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Serfingest quer novo contrato para distribuir carros chineses

A Serfingest está na China para "fechar, pelo menos, mais um contrato". A empresa portuguesa já tem uma parceria com duas fábricas chinesas de média dimensão para distribuição de automóveis na Europa, em África e no Brasil e, segundo adiantou ao Jornal de

31 de Janeiro de 2007 às 12:46
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A Serfingest está na China para "fechar, pelo menos, mais um contrato". A empresa portuguesa já tem uma parceria com duas fábricas chinesas de média dimensão para distribuição de automóveis na Europa, em África e no Brasil e, segundo adiantou ao Jornal de Negócios o presidente da Serfingest, Vasco Mendes de Almeida, uma terceira marca vem a caminho.

A Serfingest vai arrancar com a venda das primeiras duas marcas chinesas (que Vasco Mendes de Almeida preferiu não revelar) em Angola, em parceria com o grupo local Valentim Amões. No continente africano a empresa portuguesa conta também distribuir as marcas chinesas em Marrocos e na Argélia.

A distribuidora portuguesa espera lançar ainda este ano os veículos no Brasil, com um parceiro local. Quanto à Europa, só dentro de quatro anos. "É o tempo de as fábricas se adaptarem a novos compromissos que têm de cumprir", explica o presidente da Serfingest, referindo-se concretamente às exigências comunitárias sobre emissões poluentes.

A parceria com as primeiras duas marcas chinesas deverá gerar no primeiro ano de vendas um volume de negócios entre 12 e 15 milhões de euros, correspondente a cerca de 600 unidades comercializadas, entre jipes e carrinhas. Mas, salienta Vasco Mendes de Almeida, "para o negócio ser atractivo, tem de ser sempre mais de mil unidades por ano", porque abaixo dessa referência não é rentável.

Um dos argumentos do distribuidor português será o preço. Vasco Mendes de Almeida espera colocar os jipes e carrinhas chineses nos vários mercados para os quais a parceria é válida com um preço abaixo de metade daquele que é hoje cobrado por viaturas equivalentes.

O presidente da Serfingest revelou ainda que a empresa portuguesa estabeleceu acordos de consultoria com as duas fábricas chinesas, unidades com uma capacidade de produção anual de 20 mil veículos. A parceria durará pelo menos dois anos. Vasco Mendes de Almeida mostra-se entusiasmado com "a possibilidade de facturar serviços" no mercado asiático, orientando as estratégias de internacionalização das marcas chinesas.

Com cerca de 300 colaboradores e um volume de negócios que em 2006 ascendeu aos 90 milhões de euros, Vasco Mendes de Almeida afirma que para o grupo "as perspectivas são positivas". "Os negócios passam por estar fora do país. Fizemos muita reestruturação e desejamos manter o volume de concessões e carros", acrescenta.

No retalho, a Serfingest tem seis concessões em Portugal, representando as marcas Iveco, Mercedes-Benz, Seat, Smart e Volkswagen. A empresa também está presente no aluguer, através de uma participação de 10% na Locarent, empresa controlada pelo BES e pela CGD, com 45% cada.

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