Notícia
Sapo lança nova versão do portal Sapo XL
A Sapo lançou hoje uma nova versão do portal de banda larga com a introdução de uma loja de música «online» e de futebol. Com a nova versão a PT.Com pretende duplicar o número de «page views» do Sapo XL, que neste momento rondam os 300 milhões por mês.
A Sapo lançou hoje uma nova versão do portal de banda larga com a introdução de uma loja de música «online» e de futebol. Com a nova versão a PT.Com pretende duplicar o número de «page views» do Sapo XL, que neste momento rondam os 300 milhões por mês, anunciou hoje a entidade em conferência de imprensa.
Uma das novidades do Sapo XL é a «música-on-demand», um serviço pioneiro em Portugal. Esta loja «online» de música vai permitir aos cliente fazer o «download» de músicas com custos que variam entre os 0,99 cêntimos e o 1,29 euros por música. Se o cliente desejar gravar um álbum inteiro o custo mínimo é de 5,99 euros.
Este serviço permite também que se ouça apenas uma música, cujo custo é de um cêntimo, e antes de fazer o «download» pode-se ouvir 30 segundos das músicas, sem qualquer custo. O suporte é o «Windows Media Áudio (WMA), que vem do protocolo assumido.
O catálogo conta neste momento com 350 mil músicas e a empresa espera que chegue às 500 mil. Para isto a empresa estabeleceu um acordo com a OD2, distribuidores de música «online» líderes no mercado europeu.
Os clientes têm duas formas de fazer o pagamento, uma através do sistema pré-pago onde a pessoa faz um carregamento e obtém descontos consoante o valor. Há três pacotes, um com um carregamento de 10 euros, onde o cliente obtém um total de 12 euros, outro de 20 euros e por último um de 40 euros, onde o cliente vai arrecadar 47 euros, de acordo com António Carvalho, director do Sapo, numa conferência de imprensa realizada hoje.
A outra novidade é sobre a visualização de vídeos de futebol, onde os golos e os principais lances da Superliga portuguesa vão estar disponíveis, em exclusivo no Sapo XL, segundo o mesmo responsável.
O cliente terá à sua disponibilidade uma descrição dos jogos em directo, dos jogos onde os intervenientes sejam o Benfica, o Porto ou o Sporting, e poderá visualizar o vídeo dos lances mais tarde.
Estão disponíveis também os lances e os golos da jornada, da época actual e das duas épocas passadas.
Este serviço é um conteúdo aberto, mas é uma fase promocional. Apesar de não adiantarem o valor efectivo a empresa disse que o valor cobrado será reduzido e que não deverá chegar aos três euros mensais.
Outro serviço disponibilizado com a nova versão é de jogos. O cliente terá à sua disponibilidade jogos de tabuleiro, clássicos e de cartas, dezenas de «Webgames» para jogar «online».
A empresa, que neste momento contabiliza 2,5 milhões de usuários e 300 milhões de «page views» por mês para o Sapo XL, tenciona duplicar estes números. A empresa tem, neste momento, perto de 600 mil clientes em banda larga.
A nível financeiro a empresa registou sete milhões de euros de receitas em 2003 e um EBITDA de dois milhões, o que compara com 3,9 milhões de euros em 2002 e 2,1 milhões negativos de EBITDA em 2002. «Tudo leva a querer que este ano vamos continuar a obter resultados positivos».
Quanto ao investimento realizado, o responsável afirmou que a nível de pessoal não se registou um aumento, tendo sido transferido pessoal para o projecto, e fizeram um investimento de «dezenas de milhares de euros» em música.
No que respeita à divisão de receitas, entre a Sapo e a OD2, a empresa não quis fornecer números mas adiantou que a Sapo funciona como um montra e a OD2 funciona como distribuidor.
A empresa espera que o retorno do investimento realizado neste projecto não seja mais de 18 meses.