Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander eleito melhor banco do mundo pela revista Euromoney

A publicação nomeia também a entidade como o melhor banco em Portugal, Reino Unido, Polónia, México e Argentina.

06 de Julho de 2012 às 10:02
  • ...
A revista Euromoney elegeu o Santander como o melhor banco do mundo, pela terceira vez em sete anos. A publicação destacou a capacidade do banco em gerar lucros de forma recorrente, mesmo em momentos económicos difíceis, bem como a solidez do balanço. A revista atribui esses aspectos a “duas razões fundamentais”: a sua diversificação internacional e o seu rácio de eficiência, “o melhor da banca internacional”.

O Santander foi também premiado em cinco dos seus principais mercados, tendo sido considerado o melhor banco em Portugal, no Reino Unido, na Polónia (Bank Zachodni WBK), no México e na Argentina.

“Temos a melhor diversificação geográfica da banca internacional e pretendemos ser o melhor banco para os nossos clientes nos 10 grandes países onde operamos. Sermos muito fortes em capital e liquidez continuará a ser uma prioridade nos próximos anos”, disse o presidente do Banco Santander, Emilio Botín (na foto), que recebeu o galardão ontem à noite em Londres.

Botín acrescentou ainda, citado em comunicado do Santander, que “nenhum outro banco tem posições de liderança em 10 mercados principais, distribuídos entre emergentes e maduros. Este facto estabiliza os nossos resultados e diversifica os riscos, de modo que mesmo que um país esteja débil, o grupo mantém-se forte”.

Segundo Alfredo Sáenz, conselheiro delegado de Banco Santander, “este prémio é particularmente importante dada a actual conjuntura económica e financeira. A decisão da Euromoney representa um voto de confiança claro e contundente na gestão e capacidade de execução do Grupo”.

A Euromoney explica na sua edição de Julho que “durante a última década, Emilio Botín e a sua equipa fizeram uma profunda transformação do negócio do Santander, que permitiu à entidade obter um crescimento e uma rentabilidade extraordinários e constantes, enquanto resistia aos problemas económicos do seu mercado de origem”. Também destaca a capacidade de execução do banco quando lhe foi requerido capital durante a crise.

A revista salienta ainda que o Santander “demonstra os resultados de um modelo de filiais, em que cada unidade é autónoma em termos de capital e liquidez, e supervisionada localmente. O Santander é um banco de referência em todos os seus mercados principais”. Acrescentou: “É difícil encontrar um banco que tenha sido capaz de enfrentar melhor que o Santander os desafios superados por Botín e a sua equipa. Os investidores mais astutos seguramente apostarão neles. Voltarão a conseguir”.

Os premiados da Euromoney são seleccionados pelos editores da revista, tendo em conta critérios objectivos como a rentabilidade, crescimento e eficiência, combinados com critérios subjectivos.
Ver comentários
Saber mais Santander prémio melhor banco revista Euromoney
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio