Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sai Novo Banco, entra Serena. Concorrência dá OK a novo parceiro da Mota-Engil na Lineas

Espanhóis da Serena passam a ser o novo parceiro da Mota-Engil na Lineas, que detém, entre outros, a Lusoponte e a concessão Douro Interior, após a venda da posição do Novo Banco.

Bruno Simão/Negócios
Diana do Mar dianamar@negocios.pt 21 de Março de 2024 às 16:32
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" à entrada dos espanhóis da Serena na Lineas, que detém, entre outros, a Lusoponte e a concessão Douro Interior, que passa a ser assim o novo parceiro da Mota-Engil na empresa, em substituição do Novo Banco.

Em comunicado, publicado esta quinta-feira, a entidade reguladora informa que o conselho de administração da AdC deliberou "adotar uma posição de não oposição à operação de concentração", notificada a 20 de fevereiro, por considerar que "não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste".

A operação consiste em concreto na aquisição, pela Impact III, empresa-veículo sediada no Luxemburgo e utilizada para fins de investimento em projetos de infraestruturas detida pela Serena, e pela Mota-Engil Concessões do controlo conjunto da Lineas.

A entrada do grupo madrilleno Serena na Lineas - que marca também a sua estreia em Portugal - acontece por via da venda da posição que o Novo Banco detinha na sociedade, como noticiou o Negócios, e vem assim colocar um ponto final numa parceria histórica que nasceu com o BES e que durante anos ligou o banco à construtora Mota-Engil em projetos de concessões rodoviárias.

A Mota-Engil, através da Mota-Engil Concessões, realizou uma parceria com a ES Concessões para o mercado das concessões rodoviárias ao abrigo da qual a construtora era dona de 60% do capital e o BES de 40%. Com a resolução do banco, em 2014, a posição foi transferida para o Novo Banco.
Ver comentários
Saber mais Novo Banco empresas transportes Mota-Engil Lineas concessão Douro Interior
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio