Notícia
Rolls-Royce vende fabricante aeronáutico ITP Aero por 1.700 milhões de euros
A Rolls-Royce aceitou vender a ITP Aero por aproximadamente 1.700 milhões de euros ao Bain Capital, que lidera um consórcio de empresas espanholas e bascas, como a SAPA e a JB Capital.
A Rolls-Royce anunciou, esta segunda-feira, a venda da unidade espanhola ITP Aero por 1.700 milhões de euros ao consórcio liderado pelo Bain Capital, que junta a basca SAPA e o JB Capital, de Javier Botín.
A gestora de capital de risco norte-americana conseguiu assim fechar as negociações em contrarrelógio para introduzir um sócio espanhol no consórcio e contornar as exigências do Governo de Madrid de manter o caráter nacional da empresa, considerada como estratégica.
Segundo a imprensa espanhola, os futuros proprietários comprometem-se, por um lado, a dar o balão de oxigénio necessário para impulsionar o crescimento da empresa e, por outro, a manter, na totalidade, a equipa de trabalhadores do fabricante aeronáutico, assim como a sede em Zamudio, Espanha. Carlos Alzola também vai continuar como CEO.
"A Rolls-Royce, o Bain Capital e a ITP Aero estão satisfeitas com o diálogo construtivo mantido, durante esta transação, com os governos espanhol e basco", referem num comunicado.
Em cima da mesa está ainda a possibilidade de serem introduzidos mais sócios de Espanha até um máximo de "30% do capital".
A britânica Rolls-Royce foi severamente atingida pela pandemia e, no ano passado, a unidade espanhola ITP Aero já era dada como o ativo mais provável de entrar em processo de venda.
O negócio, agora anunciado, deve ser efetivado na primeira metade de 2022.