Notícia
Rodrigues dos Santos demite-se da RTP
O director de informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, demitiu-se esta tarde, noticiou a SIC Notícias. Com Rodrigues dos Santos, saiu a restante equipa que compõe a direcção de informação da estação pública: Judite de Sousa, Miguel Barroso, Carlos Da
O director de informação da RTP, José Rodrigues dos Santos, demitiu-se esta tarde, noticiou a SIC Notícias. Com Rodrigues dos Santos, saiu a restante equipa que compõe a direcção de informação da estação pública: Judite de Sousa, Miguel Barroso, Carlos Daniel, Maria José Nunes e Manuel da Costa, que invocaram motivos de solidariedade.
A decisão de José Rodrigues dos Santos foi tomada após uma longa reunião com a administração da RTP, anunciou a SIC Notícias.
A 19 de Outubro deste ano, após rumores de que o director de informação poderia sair da RTP, a administração enviou um comunicado à imprensa afirmando: «A RTP não está a ponderar exonerar José Rodrigues dos Santos», salientando que «nos termos da lei, a nomeação e exoneração dos responsáveis pelos conteúdos do serviço público de televisão são da competência exclusiva do conselho de administração da RTP».
Ouvido pela Alta Autoridade da Comunicação Social (AACS), o director de informação não quis emitir, enquanto jornalista, opiniões sobre se há ou não interferências do Governo na nomeação de directores de empresas públicas.
José Rodrigues dos Santos assumiu a Direcção de Informação da RTP em 2002. Iniciou a carreira como jornalista em 1981, em Macau, na Rádio Macau. Licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e esteve na BBC, em Londres. Regressou a Portugal em 1990, quando entrou para a RTP. De 1993 a 2001 foi colaborador da CNN.