Notícia
Rio Tinto regista perdas de três mil milhões de dólares em 2012
Os prejuízos estão relacionados com umas imparidades. Excluindo este efeito, a companhia fechou com 9,3 mil milhões de dólares de saldo positivo e aumentou mesmo o dividendo que vai distribuir aos accionistas em 15%.
O conglomerado anglo-australiano, que actua no sector dos minérios, registou uma perda de três mil milhões de dólares (2,22 mil milhões de euros) no exercício do ano passado.
O resultado deve-se principalmente a imparidades de 14,4 mil milhões de dólares no segmento do alumínio, bem como nas minas de carvão em Moçambique, aponta o “Financial Times”. Os números de 2012 contrastam com os lucros de 5,83 mil milhões de dólares em 2011.
Apesar do prejuízo de três mil milhões, a Rio Tinto fechou o ano com 9,3 mil milhões em ganhos subjacentes que, no entanto, representam uma queda de 40%.
Ainda assim, a companhia conseguiu aumentar os seus dividendos em 15% para 1,67 dólares por acção, refere a BBC, resultados que ficaram ligeiramente acima das expectativas dos analistas.
Sam Walsh, que lidera a Rio Tinto, diz que o maior objectivo da empresa é “conferir ganhos aos accionistas” e que até 2014 espera poupar cinco mil milhões de dólares nos custos, cita a BBC. “Para alcançarmos o nosso objectivo é preciso gerir a empresa como se fossemos donos dela e não como gestores e a minha prioridade é construir uma contabilidade mais disciplinada dentro da empresa.
O actual CEO substituiu Tom Albanse, que se demitiu em Janeiro depois de registadas as imparidades no segmento de alumínio e do carvão.