Notícia
Resultados operacionais da Primark sobem 44%
A cadeia de retalho Primark - que há um mês inaugurou a sétima loja portuguesa, em Lisboa - terminou o ano fiscal de 2012/2013 com um aumento de 44% dos resultados operacionais.
De acordo com o comunicado da casa-mãe, a Associated British Foods (AB Foods), os lucros da operação da cadeia de pronto-a-vestir, sem efeitos extraordinários, foram de 514 milhões de libras (607 milhões de euros ao câmbio actual) no exercício terminado a 14 de Setembro último. No exercício de 2011/2012, os lucros operacionais da Primark tinham sido de 356 milhões de libras.
No ano fiscal que a AB Foods resumiu ao mercado, esta terça-feira, como de "notável para a Primark", a cadeia de retalho de origem irlandesa registou uma subida anual das receitas de 22%, para 4,27 mil milhões de libras (5,04 mil milhões de euros), muito impulsionado também pelo efeito de expansão: no último ano, a companhia adicionou o equivalente a 25% do espaço que tinha anteriormente.
Em termos "like for like" (à base comparável de lojas, sem contar com aberturas e encerramentos), o crescimento foi de 5% no total, com um "Norte da Europa forte" e "melhoria do 'like for like' em Espanha no segundo semestre (Maio-Setembro)".
Na Península Ibérica, onde a Primark não distingue os dois países, o número de lojas cresceu 17%, para 41 unidades. Foram adicionadas seis novas lojas, todas elas em Espanha, já que a única unidade aberta em Portugal em 2013 é já do actual exercício.
No total, a Primark fechou o ano fiscal com 257 lojas, mais 15 do que nos 12 meses anteriores.
Grupo AB Foods cresce 8,67%
Apesar da origem da casa-mãe ser agro-alimentar, a verdade é que no último ano fiscal os resultados operacionais do retalho superaram os da refinação do açúcar (AB Sugar), que ficou pelos 435 milhões de libras. As receitas foram de 2,6 mil milhões de euros. O grupo está ainda na área agrícola (resultados de 47 milhões e receitas de 1,4 mil milhões de libras), de produtos alimentares, como a marca de chás Twinings (resultados de 232 milhões e vendas de 3,8 mil milhões de libras) e de ingredientes.
A cotada em Londres consolidou vendas de 13,3 mil milhões de libras (mais 8,67%) e teve resultados operacionais ajustados de 1,18 mil milhões de libras (mais 10%).