Notícia
Regulador britânico pode alargar investigação à banca chinesa
O regulador do sector financeiro no Reino Unido estará a preparar-se para reforçar a inspecção aos dois maiores bancos chineses a operarem em Londres. Em causa, suspeitas de lavagem de dinheiro e corrupção.
Os banco chineses a operarem na Europa têm passado por vários processos de investigação, sobretudo, ao longo do último ano.
Agora, segundo a notícia avançada pela revista chinesa Caixin, que cita fontes não identificadas, o regulador do sector financeiro britânico prepara-se para reforçar a inspecção aos dois maiores bancos chineses a operarem em Londres.
O objectivo da investigação são suspeitas de lavagem de dinheiro e corrupção, diz a revista esta terça-feira, 29 de Março.
Segundo a publicação, a autoridade para o sector no Reino Unido - Financial Conduct Authority (FCA), estará a reforçar a investigação nas filiais de Londres do Industrial and Commercial Bank of China (ICBC) e do China Construction Bank Corp (CCB).
Segundo a agência Reuters, as fontes oficiais dos CCB e ICBC recusaram qualquer comentário. Da parte da FCA também não houve qualquer comentário.
Em Fevereiro, a polícia espanhola prendeu cinco directores do ICBC depois de um "raide" às instalações do banco em Madrid no âmbito de uma investigação por alegada lavagem de dinheiro.
No mês seguinte, em Março, o Banco da China, disse estar a considerar todas as hipóteses num caso em Itália em que é alegado que biliões de euros em lucros "lavados" na instalações em Milão.