Notícia
PTM dispara com aproximação do “spin off” e especulação de MBO
A PT Multimédia negociava em alta de quase 4% a pouco mais de uma semana dos accionistas da Portugal Telecom decidirem sobre o “spin off” da dona da TV Cabo. Analistas de mercado dizem que a acção está cara e que as especulações de um MBO também estão a a
A mesma fonte acrescenta que "um MBO é também uma hipótese a considerar dado que o ‘cash-flow’ da PTM pode permitir uma desalavancagem relativamente rápida".
Uma operação de management buy out (MBO) consiste na compra de uma empresa pelos seus gestores. A PT Multimédia é actualmente liderada por Zeinal Bava.
John dos Santos disse ao Jornal de Negócios que o MBO "é um dos cenários que se tem falado há algum tempo", considerando que é uma especulação que pode fazer sentido "por causa dos contactos e da credibilidade" que Zeinal Bava goza junto da comunidade financeira internacional.
O CEO "é muito bem visto pelos investidores internacionais" e não deverá ter dificuldades em amealhar os fundos necessários para comprar a empresa. Aos preços de mercado, a PT Multimédia está avaliada em 3,573 milhões de euros.
Zeinal Bava é também o administrador do grupo com mais dinheiro investido em acções da PT Multimédia.
Com a subida de hoje, a empresa ganha o estatuto da cotada do PSI-20 com os rácios fundamentais mais elevados (ver tabela em baixo).
Segundo dados da Bloomberg, a empresa está a negociar com um rácio do PER (cotação sobre os lucros por acção) de 50,3 vezes, o mais alto entre as cotadas que integram o "benchmark" nacional.
Na relação entre o preço e o EBITDA, a PT Multimédia surge com um rácio de 16,94 vezes, também o mais alto da bolsa.
No indicador que mede a relação entre o preço e as vendas totais, a PT Multimédia surge como segunda do "ranking", atrás da Brisa (ver tabela).