Notícia
PT e Telefónica lançam OPA sobre Tele Centro Oeste (act)
A PT e a Telefónica lançaram, através da sua «joint venture» para o mercado móvel brasileiro Brasilcel, uma OPA de 1,4 mil milhões de reais (402,16 milhões de euros) sobre a Tele Centro Oeste, a sexta maior operadora daquele país.
A aquisição será realizada pela Telesp Celular Participações (TCP) e «tem como objectivo a aquisição do controlo de 100% da TCO, compreendendo três fases».
Na primeira fase, a Brasilcel, através da TCP, «irá adquirir acções ordinárias representativas de 61,10% dos direitos de voto e de 20,37% do capital total da TCO».
O montante envolvido na operação está sujeito a uma «due diligence» e o seu valor poderá ser pago ao longo do tempo conforme um calendário pré-acordado.
Posteriormente, a TCP «irá lançar uma OPA sobre as acções ordinárias da TCO ainda não detidas», garantindo aos accionistas ainda detentores das acções ordinárias certos direitos «tag-along», e tendo como base o mesmo preço final.
Numa terceira fase, «a TCP irá integrar a TCO no seu grupo através de uma incorporação de acções segundo um rácio de troca de 1,27 acções da TCP por cada acção da TCO», podendo esta relação ser ajustada pelos resultados da «due diligence» a ser realizada na TCO.
Após esta incorporação, a participação directa e indirecta da JV na TCP deverá reduzir-se para cerca de 51%.
As acções da TCO chegaram ontem a disparar 10% na Bolsa de S. Paulo, com rumores que davam conta desta aquisição.
A PT seguia nos 7,17 euros, a perder 0,69%, enquanto a Telefónica cedia 0,4% para os 9,90 euros.