Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procura "elevada" dos agricultores leva Governo a "duplicar" linha de crédito para 100 milhões

Linha de crédito de apoio à tesouraria, com uma taxa de juro de 0%, visa mitigar efeitos adversos na produção, decorrentes da escassez de água e matérias-primas e da subida do custo dos fatores de produção, sobretudo da energia, dos combustíveis e dos fertilizantes.

António Cotrim / Lusa
Diana do Mar dianamar@negocios.pt 19 de Março de 2024 às 23:04
O Governo decidiu "dobrar" o montante da linha de crédito de apoio à tesouraria aos agricultores após a procura ter superado os 50 milhões de euros anunciados inicialmente no âmbito do recente pacote de apoios ao setor.

Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, o Governo indica ter autorizado, através da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do ministro das Finanças, Fernando Medina, o reforço da linha de crédito com juros bonificados para o montante global de 100 milhões de euros, na sequência da "elevada procura dos agricultores" que, a seu ver, "comprova a eficácia da medida de mitigação dos efeitos adversos na produção, decorrentes da escassez de água e matérias-primas e da subida do custo dos fatores de produção, sobretudo da energia, dos combustíveis e dos fertilizantes".

Esta linha de crédito de apoio à tesouraria, com uma taxa de juro de 0%, anunciada no final de janeiro, nas vésperas de os agricultores sairem para a rua em protesto, foi pensada para "ajudar a ultrapassar uma eventual quebra de rendimento que decorra da perda de produção".

Dirigida aos operadores da produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas, o montante máximo de crédito por beneficiário mantém-se estabelecido nos 300 mil euros.
Ver comentários
Saber mais Economia negócios e finanças Economia (geral) agricultura política governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio