Notícia
Presidente executivo da TAP sem instruções para privatizar
O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, revelou hoje aos deputados da comissão parlamentar de Obras Públicas não ter recebido instruções do accionista para preparar a privatização da transportadora aérea ou de qualquer um dos seus negócios principa
O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, revelou hoje aos deputados da comissão parlamentar de Obras Públicas não ter recebido instruções do accionista para preparar a privatização da transportadora aérea ou de qualquer um dos seus negócios principais.
O ministro das Obras Pública, Mário Lino, já tinha afastado uma eventual privatização da TAP em 2006, não obstante o Orçamento de Estado para este ano prever alienações de capital em empresas públicas no sector dos transportes.
Eventuais operações nesta área farão parte do plano bianual de privatizações para 2006/7 coordenado pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, mas que ainda não foi revelado.
Para já, e ao contrário das indicações expressas dadas pelo anterior Executivo liderado por Santana Lopes, o Governo não pediu à administração da TAP que prepare novas fases de privatização.
O Governo de António Guterres aprovou um decreto-lei de privatização da TAP em 1998 que previa a entrada de um parceiro estratégico com uma percentagem até 39% do capital, a Swissair.