Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da Águas de Portugal: Abastecimento para consumo "assegurado" apesar da seca

O abastecimento de água para consumo está garantido, diz o presidente da Águas de Portugal, José Furtado, embora admitindo que, em contexto de escassez, o cenário possa ser diferente para outros usos, como a agricultura.

A carregar o vídeo ...
Presidente da Águas de Portugal: 'Quadro geral é de parcimónia'
  • ...
Apesar de um verão que se antecipa difícil devido à seca, o presidente do grupo Águas de Portugal, José Furtado, deixa claro que o abastecimento às populações se encontra "assegurado", mas reconhece que o mesmo não se poderá dizer para outras finalidades, como a agricultura.

"Necessariamente, em contextos de escassez, o impacto maior far-se-á notar em algumas das atividades económicas mais consumidoras", porque "o abastecimento de água para consumo humano tem primazia e, portanto, está assegurado", diz, em entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1.

Do total da água captada, 20% destina-se a consumo humano, sendo o remanescente para atividades económicas, em que se inclui sobretudo a agricultura.

Convidado desta semana do Conversa Capital, José Furtado afirma não antever necessidade de "intervenções excecionais" para fazer face à seca, apontando que o grupo Águas de Portugal está a trabalhar em "medidas estruturais", nomeadamente no Alentejo e no Algarve, onde tem em curso a interligação de infraestruturas, designadamente ao Alqueva, e planos de eficiência hídrica.

 

Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças água ambiente agricultura agricultura e pescas consumo Águas de Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio