Notícia
Preços na produção industrial aumentam 24,5% em maio
Dados do INE revelam que os aumentos são provocados, sobretudo pelos preços da energia e dos bens intermédios. Sem estes dois indicadores, o índice da produção industrial teria subido 10,3%
Os preços na produção industrial aumentaram de 24,5% em maio face ao período homólogo, tendo sido registada uma retração de duas décimas face aos valores de abril, quando tinham aumentado 24,7%.
Os aumentos são provocados, sobretudo, pela subida dos preços da energia e dos bens intermédios, refere esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Sem estes dois indicadores, em maio, o índice da produção industrial aumentou 10,3%.
O INE refere ainda que todos os grandes agrupamentos industriais denotaram "contributos positivos", com destaque para os da energia e de bens intermédios, que contribuíram com 11,3 pontos percentuais (p.p.) e 8,8 p.p., respetivamente, resultantes de aumentos homólogos de 58% e 23,5%, contra 61,5% e 23,6% em abril, pela mesma ordem.
No caso de se excluir a energia, o INE adianta que o aumento dos preços na produção industrial foi 16,4%, quando em abril a subida tinha sido de 16%.
Em termos mensais, o índice agregado registou em maio um aumento homólogo de 1,4%, contra 1,6% em igual mês do ano passado, salienta o INE.