Notícia
Preço mínimo da brasileira Copel conhecido a 31 de Agosto
O preço mínimo exigido no leilão da eléctrica brasileira Copel no qual a Electricidade de Portugal (EDP) mostrou interesse em participar, será conhecido na próxima sexta-feira, dia 31 de Agosto, após ter sido adiada.
De acordo com o jornal «Valor Económico», o caderno de encargos da venda da Companhia Paranaense de Energia (Copel) que deveria ter sido divulgado a 24 de Agosto, deverá ser publicado na próxima sexta-feira.
Nessa data, será divulgado o preço mínimo exigido na licitação, bem como, o local onde decorrerá o leilão.
A Associação Nacional de Energia Eléctrica (ANEEL), regulador do mercado eléctrico brasileiro, anunciou na semana passada que o caderno de encargos seria conhecido na primeira semana de Setembro.
O Estado do Paraná pretende privatizar 49% da Copel num leilão que deverá ocorrer a 31 de Outubro.
A Copel é a maior companhia do Estado do Paraná, com activos avaliados em 5 mil milhões de reais (2,17 mil milhões de euros ou 435 milhões de contos), detendo 18 unidades geradoras de electricidade, que são responsáveis por cerca de 7,5% do total de energia eléctrica produzida no maior país da América Latina.
A alienação da participação do Estado do Paraná na Copel insere-se num plano do Governo Federal para forçar os Estados brasileiros a pagar as suas dívidas e aumentar os capitais dos seus fundos de pensões.
Noves grupos económicos oficializaram o seu interesse em participar no leilão da Copel ao qual não poderão concorrer empresas detidas pelo Estado.
As acções da EDP cotavam inalteradas nos 2,85 euros (571 escudos).