Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Potash processa BHP Billinton

A canadiana Potash tenta afundar a OPA agressiva da BHP , acusando a empresa de "violar as leis dos mercados accionistas", na tentativa de "confundir os accionistas da Potash e coagi-los a entregar as suas acções à BHP", segundo o “Guardian”.

23 de Setembro de 2010 às 12:19
  • ...
A Potash acusou a BHP de tentar diminuir o preço das suas acções, para tentar uma aquisição por uma “pechincha” da canadiana, através da declaração pública de administradores da BHP em relação a eventuais intenções de construir um projecto concorrernte à Potash.

O “Guardian” avança que a Potash acusa inclusive a BHP Billinton de “enganar” os seus próprios accionistas, através da alegação de que, se acordo com as leis do Reino Unido, uma aoferta superior a 145 dólares por acção teria de ser votada pelos accionistas. A BHP terá agarantido aos seus accionistas que a OPA, a 130 dóalres por título, “não necessitaria de votação” por parte dos accionisrtas.

Esta acrimónia entre as duas corporações foi acirrada pelas notícias veiculadas recentemente sobre os pagamentos a administradores de topo da BHP, que atingiram valores na ordem dos 50 milhões de dólares no ano passado.

A BHP, na voz do seu administrador Marius Kloppers, refutou as acusações veementemente, alegando que “os accionistas da Potash deveriam ter a oportunidade de aferir dos méritos da nossa oferta”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio