Notícia
Portugueses preferem o BPI à CGD e a Samsung à Nokia
O estudo “Marcas de Confiança 2014” revela que, em algumas áreas, algumas marcas que tiveram o domínio durante vários anos foram substituídas.
Samsung versus Nokia. BPI versus CGD. Elvive versus Pantene. O que é que estas marcas têm em comum? As primeiras destronaram as segundas na liderança – algumas de vários anos – da preferência dos portugueses, de acordo com os dados do estudo “Marcas de Confiança 2014”, organizado pelas Selecções do Reader’s Digest.
Assim, na categoria de telemóveis e smartphones a Samsung – que obteve 45% das respostas – destronou a Nokia, que era a eleita dos portugueses, neste segmento, há 13 anos. O mesmo aconteceu na categoria de banca, onde o BPI superou a Caixa Geral de Depósitos (CGD), que ocupou o topo da tabela durante 13 anos seguidos. Na área dos cartões de crédito, os portugueses continuam a preferir a Visa.
Este estudo mostra ainda, de acordo com o comunicado enviado às redacções, que “as insígnias que registam maior votação dos portugueses no estudo ‘Marcas de Confiança 2014’ são as nacionais”, uma tendência já verificada em 2013. “Nesta última edição, as marcas portuguesas que possuem um alto nível de votação” pertencem “a três novas categorias: Well´s (80% em Cadeias e Lojas de Parafarmácia), Molaflex (78% em Colchões) e Sportzone (68% em Lojas de Desporto e Moda Desportiva). Multiópticas, Abreu, Delta, Luso, Continente, Médis, Sagres e Zippy estão no topo das marcas nacionais que viram reforçada a confiança dos consumidores portugueses com grandes índices de votação”, refere ainda o comunicado.
No segmento automóvel, a Toyota mantém-se no topo da tabela - um lugar que já ocupa desde 2010 – registando este ano um crescimento face a 2013. Nos detergentes a Skip continua a liderar. No segmento alimentar, a McDonald’s “ganhou em crescente na categoria de Restauração”.
Já em produtos para o corpo a Nívea lidera e a L´Óreal está no topo das preferências dos portugueses tanto na área da cosmética decorativa/maquilhagem como no segmento dos produtos de coloração para o cabelo.
O comunicado esclarece ainda que "este estudo foi realizado através de questionário postal endereçado a cerca de 12 mil assinantes da revista Selecções do Reader’s Digest". "As respostas foram apuradas por método de pergunta aberta, sem qualquer sugestão, originando deste modo respostas espontâneas, entre 16 de setembro e 30 de novembro de 2013".
As marcas de confiança 2014 dos portugueses
(Estudo Selecções do Reader’s Digest)
CATEGORIA |
MARCA 2014 |
Automóveis |
Toyota |
Grandes Eletrodomésticos |
Miele |
Computadores Pessoais |
Toshiba |
Telemóveis / Smartphones |
Samsung |
Operadores de Redes Móveis |
TMN (atual Meo) |
Máquinas Fotográficas |
Canon |
Agências de Viagens |
Abreu |
Banca |
BPI |
Cartões de Crédito |
Visa |
Seguradoras |
Fidelidade |
Empresas de Serviço de Internet |
Meo |
Gasolineiras |
Galp |
Vitaminas |
Centrum |
Analgésicos/ Alívio da Dor |
Ben-U-Ron |
Medicamentos para a Tosse/ Constipação |
Bisolvon |
Produtos de Cuidados com o Cabelo |
Elvive |
Cosmética Decorativa / Maquilhagem |
L’Óréal |
Produtos de Cuidados com o Corpo |
Nivea |
Detergentes para a Roupa |
Skip |
Cereais de Pequeno-Almoço |
Nestlé |
Restauração |
McDonald’s |
Chocolates |
Nestlé |
Lojas de Desporto e Moda Desportiva |
Sportzone |
Cafés |
Delta |
Cadeias e Lojas de Parafarmácia |
Well’s |
Cervejas |
Sagres |
Águas de Mesa |
Luso |
Produtos de Coloração do Cabelo |
L´Oréal |
Laxantes |
Dulcolax |
Hiper/Supermercados |
Continente |
Alimentos para Animais |
Friskies |
Canais de Televisão (sinal aberto e cabo) |
RTP |
Anticelulíticos e Adelgaçantes |
Elancyl |
Ótica |
Multiópticas |
Lojas de Roupa Infantil e Puericultura |
Zippy |
Colchões |
Molaflex |
Seguros de Saúde |
Médis |
Empresas de Serviço Público |
CTT |
Cadeias e Loja de Distribuição Não Alimentar |
Worten |
Estações de Rádio |
RFM |