Notícia
Portugueses gerem mal as suas dívidas (act.)
A consultora de crédito More Solutions considera que os portugueses gerem mal as suas dívidas e acompanham mal a evolução dos produtos financeiros que subscrevem. A empresa, criada este ano, já negociou créditos de empresas e particulares no valor de 27 m
A consultora de crédito More Solutions considera que os portugueses gerem mal as suas dívidas e acompanham mal a evolução dos produtos financeiros que subscrevem. A empresa, criada este ano, já negociou créditos de empresas e particulares no valor de 27 milhões de euros.
"O crédito concedido pela banca em Portugal é cada vez mais suportado pelo crescimento do crédito à habitação, mas com base nos dados do Banco de Portugal, para uma análise aos últimos 10 anos, conclui-se que o crédito a particulares cresceu seis vezes, enquanto que o crédito a empresas subiu duas vezes e meia", afirma Helder Costa, administrador da More Solutions em comunicado.
A consultora refere que o seu objectivo é procurar identificar as soluções mais vantajosas entre o leque de produtos oferecidos pela banca.
Na opinião do responsável da More Solutions, "Os portugueses gerem mal os seus créditos e acompanham mal a evolução dos produtos financeiros e pretendemos suprir a necessidade de empresas e particulares na sua negociação e na gestão de condições contratuais associadas ao crédito".
A More Solutions (MS), consultora de crédito de âmbito estritamente financeiro e com sede no Porto, quer reforçar o volume de gestão de créditos para 100 milhões de euros até 2008 junto de 2000 clientes, entre empresas e particulares.
"O nosso papel não é vender crédito, mas gerir o crédito que as pessoas têm capacidade de pagar, dado que cada vez mais as condições contratuais são complexas e o crédito tem um impacto muito importante na vida e dia-a-dia das pessoas", explica o mesmo responsável.
Para a consultora, os portugueses não têm capacidade negocial e relembra o facto de, neste momento, se encontrarem na DECO cerca de 10.000 pessoas a solicitar apoio no gabinete de acompanhamento de sobreendividados, onde a grande parte apresenta rendimentos superiores a 5 mil euros por mês.
Ao Jornal de Negócios, o administrador Halder Costa, explicou que o objectivo da empresa não é a consolidação de créditos, um segmento de negócio que tem estado a crescer em Portugal e que se destina sobretudo a pessoas com excesso de endividamento.
A More Solutions procura apresentar aos clientes as melhores taxas do mercado, por conseguir obter melhores condições de negociação com a banca face ao que os clientes obteriam no caso de se deslocarem directamente às instituições financeiras.
Para isso, a consultora fez acordos com os principais bancos presentes em Portugal e que representam 90% do mercado, onde acaba por propor condições especiais para novos créditos ou para renegociação de créditos em condições mais vantajosas.
"Os produtos de crédito oferecidos pela banca são cada vez mais sofisticados, muito mais sofisticados do que há um ano, e, por isso, torna-se mais importante o recurso a serviços especializados", reforçou o especialista.
"Além disso, poupamos tempo ao cliente. Em vez de ter que se deslocar, por exemplo, a 10 instituições para tentar obter o melhor crédito, nós fazemos esse trabalho", refere Helder Costa.
O cliente é acompanhado ao longo de todo o processo e terá um único custo, de 150 euros, no momento de formalização da operação, quer seja a escritura de uma casa ou de um "leasing" de um carro, explicou o administrador da empresa. No caso das empresas, o custo das operações sobe para 250 euros.
Embora se trate de uma empresa sedeada no Porto, os serviços são prestados a pessoas que se encontrem em qualquer parte do país, garante Helder Costa.