Notícia
Portuguesa Indaqua reforça presença em Espanha com compra da Hidrogestión
Hidrogestión serve mais de 53 mil pessoas em 11 concessões/projetos de água e saneamento em várias regiões de Espanha, que fgura entre as prioridades da Indaqua e onde perspetiva "um crescimento acentuado".
Depois de, em 2023, se ter tornado na primeira empresa portuguesa a entrar no setor do abastecimento de água espanhol, com a aquisição da Fusosa, a Indaqua reforçou a presença em Espanha, com a aquisição da Hidrogestión à Cobra IS, filial do Grupo Vinci.
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a Indaqua indica que a Hidrogestión conta com aproximadamente 100 trabalhadores e gere 11 concessões - sete em Toledo, e as restantes nas localidades de Rioja, León, Jaén e Granada, assegurando ainda serviços de operação de água e saneamento, servindo mais de 53 mil pessoas em diversas regiões do país. Em comum, realça, as duas empresas têm "uma extensa experiência de mais de 30 anos em áreas como o controlo da qualidade da água, a gestão de redes e de infraestruturas, como Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), e ainda a pesquisa e reparação de fugas na rede de abastecimento".
O valor do negócio não foi divulgado.
Espanha figura "entre as prioridades" da Indaqua que perspetiva "um crescimento acentuado" no mercado vizinho, que descreve como "um dos mais competitivos do mundo".
"Espanha enfrenta, atualmente, enormes desafios no ciclo integral da água, quer ao nível da sustentabilidade financeira dos sistemas, quer da gestão das fontes e recursos hídricos. A Indaqua tem os recursos, a competência e a experiência para contribuir de forma concreta para a resolução destas problemáticas, nomeadamente através da redução de perdas, da tecnificação ou da aplicação de soluções tecnológicas ao serviço da gestão eficiente de redes", diz o "chairman" do grupo Indaqua, Enrique Castiblanques, citado na mesma nota.
Assim, a Hidrogestión constitui "uma excelente plataforma para o crescimento do Grupo Indaqua neste mercado altamente competitivo, dinâmico e desenvolvido, onde, com o suporte dos nossos acionistas, pretendemos continuar a crescer através de concursos de concessão", reforça o mesmo responsável.
Fundado em 1994, o Grupo Indaqua, com aproximadamente 900 trabalhadores, é um dos maiores operadores no universo das concessões municipais em Portugal, servindo mais de 810 mil pessoas, por via da gestão de oito concessões e pela participação numa empresa municipal, assegurando ainda, em Espanha, o serviço de abastecimento de água nas regiões de Muro e Alcúdia, em Maiorca, Espanha.