Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal conseguiu poupar energia para fornecer 195 mil famílias

Portugal conseguiu em 2007 uma poupança de energia eléctrica equivalente ao consumo anual de 195 mil famílias. Esta poupança gera um benefício social de 52 milhões de euros, segundo a ERSE.

27 de Outubro de 2008 às 16:07
  • 1
  • ...
Portugal conseguiu em 2007 uma poupança de energia eléctrica equivalente ao consumo anual de 195 mil famílias. Esta poupança gera um benefício social de 52 milhões de euros, segundo a ERSE.

O presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, Vítor Santos, acaba de revelar os resultados do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) de 2007. O PPEC de 2007 “superou largamente as expectativa estimando-se consumos evitados muito superiores aos inicialmente previstos”, afirmou Vítor Santos na Conferência sobre Eficiência Energética, que está a decorrer na Assembleia da República.

O programa promovido pela ERSE executado por via das tarifas eléctricas cobradas aos consumidores finais, abrangeu os segmentos residencial, comércio e serviços e indústria.

No segmento doméstico, as poupanças foram de 26 milhões de euros, equivalentes a um consumo anual de 98.388 famílias. No sector do comércio e serviços, as poupanças foram de seis milhões de euros e o consumo anual de 32.093 famílias. Já na indústria, as poupanças foram de 20 milhões de euros, o que corresponde ao consumo anual de 65 mil famílias.

Sobre o PPEC 2008, que está em curso, o presidente do regulador revelou que “o concurso foi muito competitivo quer em quantidade de medidas quer em qualidade: recebeu 140 candidaturas de 21 entidades promotoras, ascendendo o valor global candidato a financiamento a 51 milhões de euros”. Os benefícios sociais estimados “são elevados superando em muito os custos: 72 milhões de euros de benefícios para um custo de 9,3 milhões de euros”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio