Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto de Sines quer resultados positivos em 2004; apresenta plano estratégico

A Administração do Porto de Sines (APS) apresentou hoje o plano estratégico para aquele porto nacional, que conduzirá à obtenção de «resultados positivos em 2004» disse José Monteiro de Morais, presidente da APS.

10 de Dezembro de 2002 às 16:09
  • ...
A Administração do Porto de Sines (APS) apresentou hoje o plano estratégico para aquele porto nacional, que conduzirá à obtenção de «resultados positivos em 2004» disse José Monteiro de Morais, presidente da APS.

O presidente da APS salientou como principais linhas directoras do plano estratégico para o porto de Sines: «o reforço do papel do porto no abastecimento de produtos energéticos, a afirmação do terminal de contentores, a consolidação do modelo de autoridade portuária como gestora de concessões, a aposta nos recursos humanos e a participação activa no desenvolvimento económico do porto e da sua envolvente».

Monteiro de Morais referiu que a evolução do modelo de autoridade portuária irá assentar na «negociação e implementação das concessões do Terminal Petroleiro, do Porto de Recreio e do processo da Gestão Integradas de Resíduos e Serviços e da redefinição dos actuais contratos do Terminal Petroquímico e do Porto de Pesca».

Como principais eixos da actividade do porto, o mesmo responsável referiu que irá realizar-se a exploração do novo Terminal de Gás Natural Liquefeito, reforçando a componente energética, o alargamento do Terminal Multipurpose e o desenvolvimento da exploração do Terminal XXI.

A Autoridade Portuária de Singapura (PSA) foi a escolhida pela a concessão do Terminal XXI. Monteiro de Morais disse que «o processo de concessão foi feito a quatro anos».

A PSA comprometeu-se a realizar três investimentos no porto de Sines, o primeiro dos quais irá terminar em Março, os restantes dois iriam ser realizados até 2015. O responsável disse que «o contrato define essas fases e não temos nenhuma» indicação que eles não cumpra, reforçando que «temos que acompanhar a operação»

O responsável afirmou que, a APS irá «desenvolver acções que visem diminuir a contribuição negativa de uma parte considerável dos actuais negócios que possui».

O ministro das Obras Públicas, Valente de Oliveira, disse que, em 2003, «a estrada que liga Grândola a Sines estará pronta» e que está «para ser resolvido a ligação do IP8 à A2», sendo que também «queremos que haja uma ligação de caminhos de ferro», em parceria com Espanha. Está também ainda por definir o novo eixo entre Évora e Elvas.

Valente de Oliveira ainda não tem dados concretos quando é que estas obras estarão concluídas.

Monteiro de Morais reitera resultado positivo em 2004

O presidente da APS, à margem da apresentação do projecto para o porto do Sines, reiterou aos jornalistas que «dentro de dois anos iremos ter uma inversão de sinal», ou seja, atingir resultado positivo.

Em 2002, «teremos um resultado negativo menor do que no ano passado», que três milhões de euros, contra os 5 milhões de euros registados no período homólogo.

No próximo ano «pensamos decrescer ainda mais e consolidar a posição», concluiu o responsável, sem avançar previsões, salientando que «depende de factores que dependem de negociação, no que respeita à negociação dos terminais».

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio