Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto e Braga no topo do ranking do Financial Times sobre cidades europeias do futuro

A dos arcebispos surge como a quinta cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com uma população até 200 mil habitantes, enquanto a Invicta surge em terceiro na lista de cidades médias.

18 de Fevereiro de 2022 às 10:09
  • ...

Pela segunda vez consecutiva, Braga surge no ranking da revista fDi Intelligence, "European Cities and Regions of the Future - the Best and the brightest among Europe investments destination", publicação do jornal britânico Financial Times.

 

Depois do sétimo lugar alcançado para o biénio 2020/2021, Braga consegue, no ano de 2022/2023, subir duas posições, aproximando-se de Plovdiv (Bulgária) e Middlesbrough (Reino Unido), que se encontram nesta avaliação na terceira posição ex-aequo, tal como no anterior, num ranking liderado pela britânica Doncaster.

 

Braga é agora considerada, de acordo com o ranking do prestigiado Financial Times, a quinta cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com uma população até 200 mil habitantes.

 

Já o Porto, após a conquista do quinto lugar na edição de 2020/21, subiu ao pódio europeu, alcançando a terceira posição no ranking de cidades europeias de média dimensão, na categoria de melhor estratégia de atração de investimento direto estrangeiro.

 

Na tabela liderada por Vilnius (Lituânia), Belfast (Reino Unido) surge na vice-liderança e o Porto completa o pódio, colocando-se à frente de outras cidades europeias como Edimburgo, Newcastle e Nottingham, no Reino Unido, ou Bilbau, em Espanha.

 

"O resultado reflete a prioridade que o município do Porto atribui à dinamização económica e criação de emprego através da atração de empresas e investidores estrangeiros para o Porto", considera a autarquia portuense, em comunicado.

 

A estratégia municipal é liderada pela InvestPorto, divisão municipal especializada na promoção e facilitação de investimento direto. "Desde a sua criação, em 2015, a InvestPorto já contribuiu para a captação de mais de 1,7 mil milhões de euros em investimento e para a criação de mais de 18 mil novos postos de trabalho no Porto", realça o município.

 

Já para Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga e da InvestBraga, a distinção da publicação do Financial Times comprova o "êxito do trabalho, particularmente desenvolvido pela InvestBraga, que tem vindo a ser feito na procura e captação de investimento para o concelho".

 

"A subida de Braga neste ranking mostra também a importância do trabalho de promoção externa que temos desenvolvido e que tem permitido captar a atenção de grandes multinacionais, que acabam por se fixar no concelho e criar novos postos de trabalho", destaca o autarca, em comunicado.

 

A Câmara do Porto explica que, para elaborar este ranking, o painel de júris convidados pela fDi Magazine avaliou as estratégias de promoção de investimento de 75 cidades e regiões europeias, agrupadas de acordo com a sua população.

 

Na metodologia implementada foram considerados vários indicadores como o tipo de investimentos atraídos nos últimos 18 meses, os setores em maior crescimento e a as iniciativas tomadas para promover recuperação económica pós-pandemia.

Ver comentários
Saber mais financial times cidades de futuro porto braga
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio