Notícia
Brisa não aumenta portagens em 2020
As taxas de portagem nas auto.estradas nacionais vão ficar inalteradas em 2020. Fonte oficial da Brisa confirmou a manutenção dos preços no próximo ano.
Desta forma, as taxas de portagem nas várias auto-estradas que integram a rede Brisa, como a A1, A2 ou A5, não vão sofrer atualização em 2020. O mesmo acontecerá com as restantes concessionárias, tendo em conta a taxa negativa de inflação homóloga, sem habitação, de outubro, divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Tendo em conta a taxa de inflação homóloga de -0,13% em outubro, excluindo habitação, no continente, que foi divulgada hoje pelo INE, haverá uma estabilização dos preços das portagens no próximo ano.
Os dados do INE do final de outubro já tinham indicado a possibilidade de não haver no próximo ano alterações aos preços das portagens, tendo em conta que a estimativa rápida do IPC de outubro, excluindo habitação, tinha sido de -0,10%.
Por lei, as concessionárias de autoestradas têm de entregar todos os anos ao Governo até 15 de novembro a sua proposta para a revisão das portagens para entrar em vigor a 1 de janeiro, sendo que mesmo que o IPC seja negativo não está prevista a possibilidade de descida nos preços.
Em 2016, as taxas de portagem tiveram uma atualização de 0,62%, em 2017 de 0,84%, em 2018 de 1,42% e em 2019 de 0,88%. Em 2015, também pelo facto de o indicador que serve de referência à atualização ter sido negativo, as taxas de portagem também ficaram inalteradas.
(Notícia atualizada às 13:20 com mais informação)