Notícia
Petrobras aumenta produção de gás no Brasil
A Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) vai acelerar a sua produção de gás natural no Brasil após a Bolívia, seu maior fornecedor, ter confiscado os activos da empresa no seu território, disse José Sérgio Gabrielli, principal executivo da Petrobras, citado p
A Petróleo Brasileiro SA (Petrobras) vai acelerar a sua produção de gás natural no Brasil após a Bolívia, seu maior fornecedor, ter confiscado os activos da empresa no seu território, disse José Sérgio Gabrielli, principal executivo da Petrobras, citado pela Bloomberg.
A Petrobras produzirá 24 milhões de metros cúbicos diários de gás natural no Estado do Espírito Santo até 2008, declarou o mesmo responsável, acrescentando que «não há problemas de fornecimento de gás natural» e que «a oferta está garantida».
A Petrobras está à procura de fontes alternativas para abastecer automóveis, fábricas e centrais termoeléctricas do Brasil depois de o presidente boliviano, Evo Morales, ter tomado o controlo das operações de petróleo e gás da empresa no seu país e exigido um reajuste dos preços pagos pela Petrobras pelos hidrocarbonetos bolivianos. Desde 1995, a Petrobras investiu 1,5 mil milhões de dólares no país vizinho, que fornece mais de metade do gás natural consumido pelo Brasil.
A empresa, sedeada no Rio de Janeiro, pretende manter um fornecimento diário de aproximadamente 30 milhões de metros cúbicos de gás natural provenientes da Bolívia, disse Gabrielli, acrescentando que a Petrobras suspendeu todos os planos que previam a realização de investimentos adicionais naquele país.
A procura diária de gás natural no Brasil aumentará para 99 milhões de metros cúbicos até 2010, contra os actuais 41 milhões, informou o mesmo responsável. A Petrobras também tentará eliminar a dependência do Brasil dos combustíveis à base de petróleo, realizando investimentos na produção de biodiesel.