Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Perfil de Alberto da Ponte: Do grande consumo para o serviço público

Pelo último curriculum vitae de Alberto da Ponte – divulgado ao mercado em Abril passado, quando foi aprovado para o conselho de Ambiente e Sustentabilidade da EDP – a vida do gestor foi feita essencialmente na área de produtos de grande consumo, onde aliás se mantém, como administrador não executivo da Sociedade Central de Cervejas (SCC).

05 de Setembro de 2012 às 16:19
  • 2
  • ...
Licenciado em finanças pela Instituto Superior de Ciências Económicas e detentor do curso superior de Finanças da Harvard Business School, Alberto da Ponte começou a sua vida (como director de marca) no universo de empresas do que veio mais tarde a tornar-se a parceria Unilevever – Jerónimo Martins, onde se manteve até à década de 90.

Durante os seus tempos nas antigas indústrias Lever Portugal, o gestor trabalhou não só em Portugal, como na Bélgica, Espanha e Malásia (via Unilever) O interregno fez-se durante os primeiros cinco anos em que foi CEO da Cadbury Schweppes Portugal. Nos cinco anos seguintes foi director da Unilever Lever Elida Portugal.

A década foi iniciada como director da Unilever Bestfoods Fima (Portugal), onde esteve até 2004, ano em que passa a liderar a SCC, então ainda sob a alçada da Scottish & Newcastle. Quatro anos depois, a dona da Sagres e da Luso passou para as mãos da Heineken, que mantive Alberto da Ponte. Nesse mesmo ano o gestor conseguiu o feito de vender mais cerveja que a “histórica” líder do mercado português, a Unicer, dona da Super Bock e já então liderada por António Pires de Lima. Além de gestor, Alberto da Ponte assumiu muitas vezes cargos associativos: quer na associação portuguesa de anunciantes, da associação cervejeira portuguesa, como da congénere europeia, a Brewers of Europe.

Alberto da Ponte foi em Abril último substituído por Ronald den Elzen à frente da SCC, ainda antes do mandato terminar. Na altura afirmou ao Negócios que via a sua substituição como CEO e a atribuição de “novas funções na ‘Heineken Western Europe Region’, reportando directamente ao presidente no desenvolvimento da estratégica da cervejeira holandesa para o canal Horeca (hotéis, restaurante e cafés) como “claramente uma promoção”. E descreveu a etapa como algo benéfico: “as mudanças são como os comboios: passam quando passam, e apanhamo-los ou não!”.

Ver comentários
Saber mais Perfil Alberto da Ponte RTP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio