Notícia
Pedidos de ajuda à DECO aumentam 31% em 2008
Mais 78.784 consumidores portugueses recorreram, em 2008, aos serviços da Associação de Defesa dos Consumidores (DECO) do que no ano anterior. Trata-se de um crescimento anual de 31%, revela a associação em comunicado divulgado hoje.
12 de Janeiro de 2009 às 11:16
Mais 78.784 consumidores portugueses recorreram, em 2008, aos serviços da Associação de Defesa dos Consumidores (DECO) do que no ano anterior. Trata-se de um crescimento anual de 31%, revela a associação em comunicado divulgado hoje.
No total, foram 328.764 os consumidores que contactaram os serviços da DECO, durante o ano passado. Em 2007, foram contabilizados 250.000 contactos.
A associação esclarece, em comunicado, que alguns consumidores procuraram apenas “informação acerca dos seus direitos”, enquanto outros solicitaram “a intervenção para a resolução de litígios”.
A maioria das solicitações recebidas diziam respeito a telecomunicações, com 87.616 contactos. Neste sector, a DECO destaca “as empresas do grupo PT, a Zon TV Cabo, o grupo Sonae e Vodafone”.
No sector de compra e venda, registaram-se “74.888 contactos, destacando-se as seguintes empresas: a Worten, Nokia, The Phone House e Rádio Popular”. Já nos serviços, foram recebidos 21.581 contactos, salientando-se os pedidos de informação e queixas sobre a EDP, Lisboagás, CTT, SMAS Oeiras e Amadora.
A banca foi objecto de 28.962 contacto, sobretudo relativamente ao Santander Totta, Caixa Geral de Depósitos, Citibank e Millennium bcp.
No total, foram 328.764 os consumidores que contactaram os serviços da DECO, durante o ano passado. Em 2007, foram contabilizados 250.000 contactos.
A maioria das solicitações recebidas diziam respeito a telecomunicações, com 87.616 contactos. Neste sector, a DECO destaca “as empresas do grupo PT, a Zon TV Cabo, o grupo Sonae e Vodafone”.
No sector de compra e venda, registaram-se “74.888 contactos, destacando-se as seguintes empresas: a Worten, Nokia, The Phone House e Rádio Popular”. Já nos serviços, foram recebidos 21.581 contactos, salientando-se os pedidos de informação e queixas sobre a EDP, Lisboagás, CTT, SMAS Oeiras e Amadora.
A banca foi objecto de 28.962 contacto, sobretudo relativamente ao Santander Totta, Caixa Geral de Depósitos, Citibank e Millennium bcp.