Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paulo Campos: “Túnel do Marão será desastre económico e financeiro”

Ex-governante critica Governo por ter desembolsado quase 200 milhões de euros mas não ter assegurado contrato de financiamento.

Paulo Campos: Contas da Fundação do Magalhães não foram aprovadas por falta de visto do actual Governo
16 de Abril de 2013 às 13:01
  • 4
  • ...

O ex-secretário de Estado das Obras Públicas criticou esta terça-feira na comissão parlamentar de inquérito às PPP que no caso do Túnel do Marão, obra que está parada desde 2011, “está a perder o Estado, os contribuintes, a economia local, o desenvolvimento da região e a concessionária”. Em sua opinião, apenas os bancos saem a ganhar.

 

Paulo Campos, que questionou as razões para que a concessionária do túnel, detida pela Somague e MSF, não tenha sido chamada à comissão, sublinhou que os contratos de financiamento contratados previam um spread de 0,4% a 1%, criticando que esses contratos tenham sido “deitados abaixo” para agora se ir celebrar novos, com outras condições.

 

O ex-governante, que lembrou que o problema do financiamento do túnel foi a única razão que impediu que as obras avançassem, voltou a criticar que o Estado tenha pago quase 200 milhões mas “sem assegurar que o contrato de financiamento se mantivesse”.

 

“Ao fazer o resgate, em que contratos de financiamento e construção já foram anulados, o Estado para terminar o túnel tem de fazer novos contratos e isso tem risco associado, nomeadamente do financiamento”, afirmou, sublinhando que a taxa de juro é agora “consideravelmente superior ao que estava contratado”.

 

Em sua opinião, “os contribuintes estão a ser lesados”, adivinhando-se um “desastre económico e financeiro nessa matéria”.

Ver comentários
Saber mais Paulo Campos Túnel do Marão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio