Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Participações financeiras da Teixeira Duarte ascendem a 355,4 milhões

A Teixeira Duarte detinha, no final do ano 2000, participações e outras aplicações financeiras noutras empresas no valor de 355,4 milhões de euros (71,25 milhões de contos), mais 18% que no período...

29 de Maio de 2001 às 10:17
  • ...
A Teixeira Duarte detinha, no final do ano 2000, participações e outras aplicações financeiras noutras empresas no valor de 355,4 milhões de euros (71,25 milhões de contos), mais 18% que no período homólogo, adiantou a construtora no relatório e contas referente ao último exercício.

Os investimentos financeiros da Teixeira Duarte cresceram 23% para um total de 395 milhões de euros (79,16 milhões de contos) no último exercício, contra os 320,7 milhões de euros (64,29 milhões de contos) registados no início do ano 2000, segundo a mesma fonte.

Os títulos e outras participações financeiras detidas pela empresa fora do grupo representavam 90% dos investimentos financeiros da Teixeira Duarte no final do ano passado.

As participações no capital de empresas do grupo totalizavam 19,75 milhões de euros (3,97 milhões de contos) na mesma altura, enquanto os empréstimos às mesmas companhias ascendiam aos 4,38 milhões de euros (878,37 mil contos).

As posições no capital de empresas associadas eram de 3,99 milhões de euros (799 mil contos), com os empréstimos a estas empresas a totalizarem 35 mil euros (70 mil contos), enquanto os adiantamentos por conta de investimentos financeiros ascendiam aos 10,87 milhões de euros (2,18 milhões de contos).

Teixeira Duarte reforça na Cimpor

A Teixeira Duarte sublinhou que prosseguiu, a «política de reforço sustentado na sociedade aberta Cimpor», uma medida que esteve relacionada com o desejo de manter em Portugal os «centros de decisão da referida sociedade».

De acordo com o relatório e contas da empresa, no final do ano passado, a Teixeira Duarte detinha, através da sua subsidiária Tedal, uma posição de 5,06% na Cimpor, dentro do limite de 10% estabelecido pelos estatutos da cimenteira.

No entanto, a empresa admitiu recentemente que controla cerca de 17% do capital daquela companhia, uma situação que está a investigada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fonte oficial da entidade reguladora do mercado de capitais nacional garantiu ao Negocios.pt que a investigação prossegue, encontrando-se o processo a ser analisado pela Procuradoria-Geral da República.

Segundo o mesmo documento, a empresa detinha também uma posição de 17,47% na construtora Soares da Costa.

A Teixeira Duarte dissolveu recentemente uma parceria estabelecida no ano passado com a Soares da Costa, uma situação que não deverá implicar a sua saída do capital social daquela empresa, segundo avançou António Frade, porta voz da Soares da Costa, em declarações ao Negocios.pt.

No final do último ano, a Teixeira Duarte controlava também 8,65% do capital da Web Lab, empresa de tecnologias da informação (TI), que já anunciou a intenção de dispersar cerca de 30% do capital em Bolsa no mês de Julho, tornando-se a primeira empresa nacional a entrar no Novo Mercado.

Para além destas participações, a Teixeira Duarte detinha também posições no capital de outras companhias, entre as quais se contavam a CPE-Companhia de Parques de Estacionamento, a Indáquia-Indústria e Gestão de Águas, a Scutvias-Autoestrada da Beira Interior, entre outras.

Às 10h18, a Teixeira Duarte transaccionava inalterada nos 1,25 euros (250 escudos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio