Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ordem dos Engenheiros alerta: “Estamos a acordar para outras crises”

“Admitir o controlo [pelo Governo], a tutela da nossa ação, que não seja determinado por interpares, é uma ameaça aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e organizações, e pode representar um perigo para a própria Engenharia”, avisa o novo presidente da OERN.

Bento Aires, o novo presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros (OERN).
01 de Abril de 2022 às 15:09
  • ...

Na sequência da expectável alteração à lei das Ordem profissionais, tema em cima da mesa do novo Governo, aquelas "vão enfrentar, nos próximos tempos, desafios críticos à sua funcionalidade e existência", alertou Bento Aires, o novo presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros (OERN).

 

"As ordens profissionais, pelo menos a nossa, têm de ser firmes na defesa da sua liberdade e autonomia de ação. Admitir o controlo, a tutela da nossa ação, que não seja determinado por interpares, é uma ameaça aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e organizações, e pode representar um perigo para a própria Engenharia", avisou Bento Aires, na tomada de posse no cargo de líder da direção da OERN, realizada esta quinta-feira, 31 de março.

 

Perante esta ameaça, Aires lançou o repto aos dirigentes da instituição para que sejam "capazes de olhar o futuro de frente" para poder "garantir a sustentabilidade" da Ordem e das "futuras gerações de engenheiros", de acordo com um comunicado da OERN.

 

O mesmo responsável alertou, ainda, para as crises que se seguirão à crise causada pela pandemia. "Os próximos tempos serão exigentes" para a Engenharia. "Estamos a acordar para outras crises", como "a crise climática, a crise energética, a crise de matérias-primas, a crise alimentar e a crise de mão-de-obra", enumerou, na cerimónia de tomada de posse, para o triénio 2022-2025, que decorreu na Fundação Cupertino Miranda, no Porto.

 

Intervenção, reconhecimento e valorização da Engenharia são os objetivos imediatos que a equipa liderada por Bento Aires se propõe atingir.

 

"Para tal haverá campanhas de comunicação dirigidas à sociedade, aumento da reputação e da capacidade de ação dos engenheiros, reorganização funcional da OERN que permita o reforço do apoio ao membro, bem como refletir como densificar os atos de Engenharia", detalha a mesma instituição.

 

"Mais do que representar a Engenharia", a OERN "representa os Engenheiros", enfatizou o presidente empossado, alertando que isso deve ser feito com "equidade, lisura e respeito".

 

Ver comentários
Saber mais ordem dos engenheiros oern bento aires crises
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio