Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Oni muda de presidente

Xavier Rodríguez-Martín vai sair da empresa onde está há 14 anos. Desde 2007 que é presidente, mas passou por toda a vida da Oni, a operadora de telecomunicações

26 de Março de 2012 às 15:50
  • ...
A vida profissional em Portugal de Xavier Rodríguez-Martín confunde-se com a Oni. Está na empresa há 14 anos e, agora, vê chegado o momento de cortar o cordão umbilical com a operadora. Vai ser substituído por Pedro Morais Leitão, ex-quadro da Media Capital.

A transacção começa já na próxima segunda-feira, até ao final do mandato de Xavier Rodríguez-Martíns que acontecerá a 1 de Julho.

Xavier Rodríguez-Martín passou por toda a transformação da Oni que nasceu com accionistas como a EDP e BCP para rivalizar com a PT na liberalização do mercado de telecomunicações. Por isso, foi criada uma Oni grande, a querer concorrer em todos os mercados de telecomunicações, fixo e móvel. E por isso criou no seu seio a Oniway, que ganhou uma licença para ser a quarta operadora móvel quando foram atribuídas as licenças de terceira geração. O mercado, no entanto, ditou o seu fim e para a história ficou a morte da Oniway mesmo antes de arrancar com a operação. Os seus activos acabariam comprados pelos três operadores móveis existentes: TMN, Vodafone e Optimus.

Ficando apenas no fixo, a Oni bateu-se num mercado dominado pela PT. Ainda não existia a Zon que, enquanto TV Cabo, estava integrada no universo PT. Pedro Norton de Matos deu lugar na presidência da Oni a Diogo da Silveira que tinha como seu administrador de tecnologias Xavier Rodríguez-Martín.

Até que 2007 marca a subida de Xavier Rodríguez-Martín à presidência e prossegue a mudança da Oni. Nesse ano, é vendida a operação residencial fixa à Sonaecom. A Oni ficaria apenas com o negócio empresarial. E deu a volta aos números operacionais.

Mais recentemente, Xavier Rodríguez-Martín marcou novo ciclo para a Oni, mais virado para as tecnologicas e conteúdos. E, por isso, esse ciclo será, agora, levado a cabo por outro líder. Com Xavier Rodríguez-Martín sai também o administrador financeiro, Rui Sequeira Martins, que será substituído por Pedro Rei que já estava na Oni.

A Oni é detida, maioritariamente, pelo fundo de investimentos Riverside, tendo ainda uma posição minoritária da Gestmin, do português Manuel Champalimaud.

Releia a entrevista que Xavier Rodríguez-Martín a Anabela Mota Ribeiro, publicada no Negócios a 21 de Outubro de 2011.

Ver comentários
Saber mais Oni presidente muda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio