Notícia
Oeste com financiamento de 10,2 milhões de euros para apoiar PME
A região Oeste tem disponíveis 10,2 milhões de euros de fundos comunitários destinados a incentivar a criação de postos de trabalho e o empreendedorismo em pequenas e médias empresas, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal.
O financiamento é dirigido ao apoio à criação de pequenas empresas ou à expansão e modernização de outras que existam há pelo menos cinco anos.
O financiamento oriundo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) contempla, como despesas elegíveis, obras de remodelação, participação em feiras no estrangeiro, estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projectos de arquitectura e de engenharia, enquanto a comparticipação do Fundo Social Europeu (FSE) é dirigida às remunerações de postos de trabalho criados.
O FEDER apoia até 50% do investimento total, enquanto a comparticipação do FSE é total.
Cada empresa pode candidatar-se aos dois fundos, desde que crie novos postos de trabalho.
Dos 10,2 milhões de euros, 5,5 milhões de euros são geridos pela OesteCim e têm como destinatárias empresas com investimentos entre os 100 e os 235 mil euros.
Investimentos inferiores a 100 mil euros poderão ser candidatados aos fundos geridos pela LeaderOeste (3,2 milhões) ou pelos Grupos de Acção Local Pescas Oeste (935 mil) e Ecomar (512 mil).
A primeira fase de candidaturas começa em Junho e vai até 30 de Julho no caso da OesteCim ou até 30 de Junho para as restantes entidades gestoras.
Cada entidade é responsável pela análise e aprovação das candidaturas.
O Sistema de incentivos ao Empreendedorismo e Emprego vai ser divulgado pelos vários concelhos da região Oeste até 31 de maio, sendo hoje apresentado aos empresários pela primeira vez pelas 14:30 no Carregado, Alenquer.
Estão agendadas sessões em Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço (24), Caldas da Rainha (25), Bombarral, Peniche (26), Torres Vedras, Lourinhã (29), Alcobaça, Nazaré (30), Óbidos e Cadaval (31).