Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novis compra KPN Qwest Portugal por um máximo de 11,5 milhões (act)

A Novis, operadora de telecomunicações de rede fixa da Sonaecom, anunciou hoje a aquisição da KPN Qwest Portugal pelo valor máximo de 11,5 milhões de euros. O objectivo é reforçar a posição no sector das telecomunicações, cortar custos e melhorar resultad

23 de Abril de 2004 às 17:00
  • ...

A Novis, operadora de telecomunicações de rede fixa da Sonaecom, anunciou hoje a aquisição da KPN Qwest Portugal pelo valor máximo de 11,5 milhões de euros. O objectivo é reforçar a posição no sector das telecomunicações, cortar custos e melhorar resultados

A Novis – detida em 56,7% pela Sonaecom [snc] e 43,3% pela France Telecom -, que se assume como líder no mercado de telecomunicações fixas em Portugal, entre os novos operadores, vai assim adquirir a KPN Qwest Portugal, empresa detida por quadros da empresa, que adquiriram a filial nacional da falida KPNQwest.

Num comunicado a Novis diz que o acordo definitivo para esta transacção foi já assinado, e prevê «o pagamento máximo de 11,5 milhões de euros.

«A aquisição, além de reforçar a posição competitiva da Novis nos seus segmentos estratégicos, e portanto o seu volume de receitas, permite sinergias com impactos significativos na redução de custos operacionais globais», diz a empresa em comunicado, destacando que assim «conseguirá melhorar significativamente a sua performance económica e financeira nomeadamente ao nível de EBITDA, resultados líquidos e ‘free cash flow’».

A KPN Qwest Portugal actua sobretudo na área de prestação de serviços de Internet e «hosting» vocacionado para o mercado empresarial, com base numa infra-estrutura de rede alugada, «pelo que será possível uma rápida migração para a infra-estrutura de rede da Novis».

A KPN Qwest Portugal gerou receitas de 12,7 milhões de euros em 2003, com resultados operacionais de 2,7 milhões de euros e lucros de 1,5 milhões de euros. No final do primeiro trimestre a empresa não tinha dívida e a sua liquidez ascendia a 1,7 milhões de euros.

O valor que a Novis vai pagar pela KPN Qwest Portugal ascende assim a menos que as receitas anuais da empresa e pouco mais de quatro vezes os resultados operacionais.

«Carteira de clientes muitíssimo interessante»

Comentando esta operação, Luís Reis, administrador executivo da Sonaecom, afirmou que «este acordo enquadra-se perfeitamente na estratégia da Novis, porque nos permite reforçar de imediato a nossa posição no mercado empresarial, o nosso segmento estratégico».

Citado no mesmo comunicado Luís Reis acrescenta que a «KPNQwest detém uma carteira de clientes muitíssimo interessante, uma excelente gama de serviços de acesso à Internet, ‘housing’ e ‘hosting’, com reconhecida qualidade».

Já David Antunes, CEO da KPNQwest, afirmou que «com a Novis, os nossos clientes terão acesso a serviços de telecomunicações mais abrangentes, nomeadamente no que respeita à voz fixa e às redes privadas».

O administrador da Sonaecom diz ainda que «estamos já a marcar de forma bem forte a nossa posição na consolidação do mercado das telecomunicações fixas em Portugal».

Esta é o segundo negócio relevante de 2004 no mercado de telecomunicações fixas em Portugal, depois da SGC ter comprado a Jazztel Portugal no início deste ano, por 10 milhões de euros.

As acções da Sonaecom fecharam a subir 2,63% para os 3,12 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio