Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Novabase regista perdas de 600 mil euros no terceiro trimestre

A Novabase manteve-se no vermelho, no terceiro trimestre do ano, tendo registado um prejuízo de 600 mil euros devido à descontinuidade do negócio de mobilidade. Os valores apresentados hoje contrastam com os 5,1 milhões de lucros registados no período homólogo, avançou a empresa em comunicado.

28 de Outubro de 2008 às 17:20
  • ...
A Novabase manteve-se no vermelho, no terceiro trimestre do ano, tendo registado um prejuízo de 600 mil euros devido à descontinuidade do negócio de mobilidade. Os valores apresentados hoje contrastam com os 5,1 milhões de lucros registados no período homólogo, avançou a empresa em comunicado.

Os resultados líquidos consolidados, depois de interesses minoritários e dos resultados das operações descontinuadas são, no período em análise, de 600 mil euros negativos.

No entanto, a Novabase esclarece que os resultados líquidos das operações em continuação foram de 8,2 milhões de euros, mais 61,7% do que no homólogo. Contudo, a provisão de 8,8 milhões relativa ao encerramento do negócio de soluções de mobilidade resulta num prejuízo de 600 mil euros.

Os lucros por acção passaram de 0,161 para -0,020 euros por acção, devido ao reconhecimento do custo de encerramento da divisão de mobilidade. Sem este efeito teriam crescido 61,7% para 0,260 euros por acção.

O EBITDA, ou cash flow operacional, atingiu os 16,9 milhões de euros, mais 10,3% face homólogo. A margem de EBITDA situou-se em 7,6%, abaixo dos 8,1% de margem obtidos no homólogo, devido “ao mau desempenho da participada alemã da área de Digital TV”, explicou a Novabase, como adiante se refere.

Os Resultados Operacionais (EBIT) atingiram os 12,6 milhões de euros, o que reflecte um acréscimo de 12,3% face mesmo período do ano passado.

As vendas e prestação de serviços consolidados da Novabase atingiram nos primeiros nove meses, o montante de 222,2 milhões de euros, mais 18,1% do que no homólogo.

A Novabase explica que “por um lado registou-se um desempenho positivo dos dois negócios principais: consultoria e IMS (infra-estruturas e gestão de serviços), em linha com o esperado para este trimestre, e por outro lado o desempenho negativo do negócio de Digital TV”.

O negócio digital representou 400 mil euros negativos de EBITDA, contra os resultados positivos de 1,9 milhões dos primeiros e segundos trimestres de 2008.

O negócio da Novabase IMS mostrou uma margem de EBITDA de 8,2%, valor que compara com os 5% do homólogo.

O EBITDA da Novabase Consulting diminuiu 1,3% para 8,1 milhões de euros, fixando-se a margem nos 14,3%. “Esta variação deve-se, fundamentalmente, ao impacto da queda do dólar nas receitas internacionais desta área”, refere a mesma fonte.

A Novabase teve em média, no período em análise, 1742 colaboradores, o que representa um acréscimo de 11,7% face ao homólogo.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio