Notícia
Nova direcção da EP toma hoje posse
Toma hoje posse a nova equipa directiva da Estradas de Portugal (EP) liderada por Almerindo Marques, que foi ontem anunciada.
Toma hoje posse a nova equipa directiva da Estradas de Portugal (EP) liderada por Almerindo Marques, que foi ontem anunciada. Além do até agora presidente da RTP, fazem parte da equipa o vice-presidente Eduardo Gomes, que era assessor da Rave, e como vogais Gonçalo Reis, saído também da televisão pública, José Diogo Madeira (um dos fundadores do Jornal de Negócios) e Rui Dinis, que já era quadro da EP.
Os novos responsáveis estarão em funções no período entre 2007 e 2009, substituindo a anterior equipa, liderada por António Laranjo, que tinha sete elementos, face aos cinco agora nomeados. Em comunicado, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações adiantou que os novos órgãos sociais foram eleitos ontem em assembleia geral da EP, depois de na passada sexta-feira a tutela ter anunciado a escolha de Almerindo Marques para presidente da empresa.
As alterações na EP foram precipitadas por um relatório do Tribunal de Contas que classificava como "preocupante" a situação da empresa. Por outro lado, com a nova concessão geral da rede rodoviária nacional atribuída à EP, definida pelo contrato de concessão de 75 anos que já foi aprovada em Conselho de Ministros, a tutela resolveu renovar a equipa que comandava os destinos da empresa.
O Estado decidiu ontem aprovar as grandes linhas de actuação da empresa que passam por "assegurar a sustentabilidade financeira da EP" e "promover a extensão da rede viária nacional prevista no PRN [plano rodoviário nacional]". Além disso, a nova equipa terá que "contratualizar a rede viária fundamental de ligação às capitais de distrito e 90% da rede de auto-estradas" e assegurar o cumprimento dos calendários de execução do PRN. A EP irá agora assinar um contrato de gestão com o Estado, à imagem do que fez a TAP, por exemplo.