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MSC Rail oferece 53 milhões pela CP Carga

A empresa assumiu compromisso de capitalizar a CP Carga em 51 milhões e paga 2 milhões pelas acções. Esta foi a proposta que a tornou vencedora no processo de privatização da empresa.

Sofia A. Henriques/Negócios
23 de Julho de 2015 às 13:33
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O valor global da proposta apresentada pela MSC Rail, a quem o conselho de ministros decidiu esta quinta-feira, 23 de Julho, adjudicar a CP Carga, e de 53 milhões de euros, entre o preço das acções, aquisição dos créditos e compromissos de capitalização, disse o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

 

Já a proposta da Atena Equity Partners era em termos globais de 45,5 milhões e a da Cofihold de 30 milhões.

 

De acordo com o responsável, a MSC Rail ofereceu 2 milhões de euros pelas acções - a Atena também dois milhões e a Cofihold três milhões, enquanto em termos de compromisso de capitalização a MSC Rail ofereceu 51 milhões, enquanto a Atena 43,5 milhões e a Cofihold 27 milhões.

 

Sérgio Monteiro realçou ainda que a proposta da MSC Rail se destacou também pelo facto de assumir a totalidade das dívidas da CP Carga com a CP e com a Infraestruturas de Portugal, assim como da dívida comercial de maior dimensão do que as restantes propostas. A MSC Rail apresentou ainda a melhor proposta, de acordo com o responsável, relativamente ao número de locomotivas que necessita de transferir para a CP Carga desenvolver a sua actividade.

O secretário de Estado adiantou anda que "do ponto de vista do plano estratégico, as propostas da Cofihold e da MSC eram de mérito equivalente, mas há um aspecto diferenciador na proposta da MSC, que assume o compromisso de não fazer uma revisão unilateral dos preços a praticar aos clientes da CP Carga e que o ajustamento feito nos preços é a inflação se for decidido unilateralmente".

Este compromisso, sublinhou, "salvaguarda a prepocupação dos clientes da CP Carga e salvaguarda a preocupação do Estado que quer com a implentação do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas estimular o transporte ferroviário de mercadorias e passageiros".


 

Sérgio Monteiro disse ainda que depois de notificado o vencedor do processo de privatização, o Governo espera ainda em Agosto a assinatura do contrato entre a CP e a MSC Rail.

 

A concretização do negócio necessita ainda de aprovações, nomeadamente da Autoridade da Concorrência, já que a MSC é hoje cliente da CP Carga.

 

 

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