Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Morreu António Brás Monteiro, o "patriarca da impressão"

António Brás Monteiro ficou conhecido como o "patriarca da impressão" por ter estado ligado ao aparecimento de várias empresas na indústria gráfica e no setor dos media. O Presidente da República emitiu uma nota em que lamenta a morte do empresário.

António Brás Monteiro
Filipa Lindmark
05 de Dezembro de 2023 às 12:34
  • 1
  • ...
Morreu no sábado passado, 2 de dezembro, António Brás Monteiro, aos 97 anos, conhecido como o "patriarca da impressão" por ter estado ligado ao aparecimento de várias empresas na indústria gráfica e no setor dos media.

António Brás Monteiro, nascido em 1926 em Pinhel, integrou a Bertrand & Irmãos em 1956, tornando-se depois sócio. Anos mais tarde funda a Gráfica Brás Monteiro, tendo sido também administrador-delegado na Livraria Bertrand, de acordo com uma curta biografia da revista "Do Papel",

Em 1973 fundou a Lisgráfica com António Pedro Ruella Ramos, na qual permanece como presidente do conselho de administração por quatro décadas.O empresário foi ainda proprietário de vários títulos de jornais e revistas, como o Comércio do Porto.

No período da presidência de Jorge Sampaio foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Industrial.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu esta terça-feira uma nota no site da presidência em que "lamenta a morte de António Brás Monteiro, carinhosamente apelidado de 'patriarca da Impressão', pelo cunho de modernização da impressão e distribuição gráfica, que em muito contribuiu para o fortalecimento da indústria dos livreiros e jornais portugueses, em particular da livraria Bertrand e do semanário Expresso".
Ver comentários
Saber mais Empresas Administração António Brás Monteiro Livraria Bertrand Pinhel Marcelo Rebelo de Sousa Jorge Sampaio O Comércio do Porto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio