Notícia
Moreira Rato sai do Banco CTT no final deste mês
Os CTT informaram que João Moreira Rato cessa funções no final deste mês por motivos pessoais.
João Moreira Rato vai deixar a presidência do conselho de administração do Banco CTT no final deste mês. Em comunicado, os CTT informam que o antigo presidente do IGCP "cessa funções no final deste mês de junho, a seu pedido, e por razões pessoais, na sequência de renúncia ao cargo apresentada em maio passado".
Quanto ao seu substituto, adiantem qe estão "já a decorrer, junto do regulador, as diligências formais conducentes à nomeação de um novo presidente do Conselho de Administração do Banco CTT".
"Os CTT agradecem a dedicação com que João Moreira Rato desempenhou as funções que agora termina", acrescenta a empresa liderada por João Bento.
A saída do gestor acontece depois de ter dito numa entrevista à CNN, no final de maio, que o Estado devia interromper a emissão dos certificados de aforro. Uma declaração que gerou polémica porque poucos dias depois o Governo anunciou que ia descontinuar a Série E destes certificados e lançar uma nova com taxa de remuneração mais baixa.
A decisão do Executivo foi criticada pela oposição que acusou as Finanças de cederem à pressão dos bancos.
Chairman do Banco CTT desde 2019 e Senior Advisor da Morgan Stanley desde 2015, João Moreira tem, igualmente, atuado como consultor independente para empresas multinacionais.
Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa em 1993 e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago em 2000, foi presidente do IGCP (instituto que gere a dívida pública) entre entre 2012 e 2014.