Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Modelo Continente e Jerónimo Martins interessadas na compra da Caprabo

A Modelo Continente e a Jerónimo Martins estão a ser apontadas pela imprensa espanhola como potenciais interessadas na aquisição da Caprabo, a terceira maior retalhista de Espanha. Além das duas empresas nacionais, na “corrida” à compra da empresa estão t

22 de Fevereiro de 2007 às 11:46
  • ...

A Modelo Continente e a Jerónimo Martins estão a ser apontadas pela imprensa espanhola como potenciais interessadas na aquisição da Caprabo, a terceira maior retalhista de Espanha. Além das duas empresas nacionais, na "corrida" à compra da empresa estão também a Dinosol, a El Arbol, o Carrefour, a Eroski o El Corte Inglês.

Contactada, fonte oficial da Jerónimo Martins afirma "não fazemos comentários sobre rumores de mercado". Não foi possível, até ao momento, chegar ao contacto com a Modelo Continente sobre esta notícia.

De acordo com a imprensa espanhola, nomeadamente o "Expansión", a Modelo Continente e a Jerónimo Martins poderão vir a apresentar ofertas para adquirir a Caprabo, uma empresa avaliada em 800 milhões de euros, incluindo 288 milhões de dívida.

A Caprabo é a terceira maior retalhista de Espanha, com um total de 569 supermercados espalhados por 29 distritos, em 11 regiões autónomas. A companhia emprega 17.630 pessoas e é líder de mercado na Catalunha, Madrid, Navarra e nas Baleares.

Na opinião do BPI, em termos estratégicos, para as duas companhias nacionais, uma eventual movimentação com o objectivo de adquirir a Caprabo tem um "impacto potencialmente negativo nos títulos" das duas empresas.

O banco de investimento acrescenta que, no entanto, as conclusões finais sobre o impacto de uma eventual aquisição dependerem "do valor final do negócio e das possíveis sinergias da aquisição, bem como do facto de transformar a Modelo Continente e a Jerónimo Martins em ‘players’ ibéricos".

"Recordamos que a Modelo Continente tem afirmado que tem procurado oportunidades para internacionalizar as suas operações", sendo que a aquisição da Caprabo poderia "impulsionar a presença da Sonae Sierra em Espanha", afirma o BPI.

Relativamente à Jerónimo Martins, o banco recorda que a companhia deverá procurar "oportunidades potenciais, mas nomeadamente na Polónia ou noutros países vizinhos, não esquecendo que a prioridade máxima da JM é a de se centrar no seu plano de expansão para os próximos três anos".

O BPI conclui que a Modelo Continente "está mais confortável para adquirir as operações" da Caprabo do que a Jerónimo Martins, dado que o rácio de dívida sobre EBITDA é de 1,8%, enquanto o da JM, "assumindo a aquisição da posição da Ahold na JM Retalho" é de 3,2 vezes.

O banco de investimento salienta que vai "aguardar mais desenvolvimentos para melhor avaliar, ou não, o potencial impacto" de uma eventual aquisição, tanto por parte da Modelo Continente, como da Jerónimo Martins.

A recomendação do BPI para as duas empresas continua a ser de "manter", com um preço-alvo de 1,95 euros para a Sonae SGPS [son] e de 17,20 euros para a Jerónimo Martins.

Na negociação de hoje, a "holding" liderada por Belmiro de Azevedo segue estável nos 1,82 euros, já a Jerónimo Martins [jmar] negoceia nos 19,67 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio