Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministério da Agricutura prorroga até 31 de julho prazo para candidaturas ao Pedido Único

As associações do setor tinham alertado que, a uma semana do fim da campanha, que estava agendada para dia 14, mais de 40.000 agricultores ainda não tinham submetido as suas candidaturas.

Fundos soberanos têm ganhado peso enquanto grandes investidores nos mercados globais. O montante sob gestão destas financeiras ultrapassou, em 2021, os 10 biliões de dólares.
Rachel Mummey/Reuters
08 de Julho de 2023 às 15:16
  • ...
O Ministério da Agricultura e Alimentação prorrogou até 31 de julho o prazo das candidaturas ao Pedido Único 2023 (PU 2023), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), foi este sábado anunciado.

Numa nota, o ministério justifica a prorrogação com o "contínuo e partilhado esforço de resolução das dificuldades sentidas pelos agricultores", tendo em conta o aumento do número de candidaturas.

"Reconhecemos isso e queremos corresponder ao que são consideradas as condições necessárias ao sucesso de todo o processo", assegurou a ministra, Maria do Céu Antunes, citada na nota.

O prazo para fim das candidaturas era o dia 14.

O ministério destacou ainda que "tem correspondido de forma rápida e eficaz" com apoios aos acontecimentos excecionais de 2022 e 2023, nomeadamente com apoios aos custos energéticos e medidas para fazer face aos aumentos dos custos de produção inseridos no Pacto para a Estabilização e Redução dos Preços dos Bens Alimentares, que "já permitiram transferir, para os agricultores, cerca de 300 milhões de euros".

Na quinta-feira, quatro organizações representativas dos agricultores manifestaram "profunda preocupação" com as candidaturas ao Pedido Único, que "está a resultar numa muito baixa percentagem de execução", sublinhando que esta situação requer "redobrado empenho" da tutela.

A AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, a CNA - Confederação Nacional da Agricultura e a Confagri - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal foram as organizações a tornar públicos os seus receios.

As associações destacaram que, a uma semana do fim da campanha, estavam por candidatar 68% da área definida no PEPAC, onde se insere o PU 2023.

Mais de 40.000 agricultores ainda não tinham submetido as suas candidaturas.

Na terça-feira, o Ministério da Agricultura adiantou à Lusa que os agricultores criaram 165.000 candidaturas ao PU 2023, com 140.500 a serem submetidas.

Em 2022, registaram-se, aproximadamente, 175.000 candidaturas.

O PU é um pedido de pagamento direto das ajudas que fazem parte dos regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e Controlo.

Este pedido abrange os pagamentos diretos, os apoios associados, ecorregimes, desenvolvimento rural, pagamentos da rede natura, a manutenção da atividade agrícola em zonas desfavorecidas e as medidas florestais.
Ver comentários
Saber mais agricutura Pedido Único Ministério da Agricultura e Alimentação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio