Notícia
Metro do Porto no meio de luta accionista em França
O concurso para a subconcessão do metro do Porto, em que há três consórcios na corrida, é o epicentro português de uma batalha que está em curso no sistema de transportes francês.
24 de Junho de 2009 às 00:01
O concurso para a subconcessão do metro do Porto, em que há três consórcios na corrida, é o epicentro português de uma batalha que está em curso no sistema de transportes francês.
Um dos accionistas da francesa Transdev quer alienar 25% do capital desta empresa e as também francesas Veolia e Keolis já demonstraram interesse em ficar com esta participação. Em Portugal, a Transdev, a Keolis e a Veolia querem ganhar a subconcessão do metro do Porto e é aqui que as batalhas em França podem acabar por ter repercussões em Portugal.
O "business development director" da Keolis, Jean-Pierre Deghaye, admite que o "timing" destas movimentações em França não é o melhor, devido à corrida ao metro do Porto. "Mas preferimos estar na Transdev depois de termos ganho o concurso para o metro", revelou Jean-Pierre Deghaye, num encontro em Lyon.
Esta reconfiguração que está em curso em França deve-se à RATP, operadora pública parisiense que quer alienar os 25% que detém na Transdev.
Um dos accionistas da francesa Transdev quer alienar 25% do capital desta empresa e as também francesas Veolia e Keolis já demonstraram interesse em ficar com esta participação. Em Portugal, a Transdev, a Keolis e a Veolia querem ganhar a subconcessão do metro do Porto e é aqui que as batalhas em França podem acabar por ter repercussões em Portugal.
Esta reconfiguração que está em curso em França deve-se à RATP, operadora pública parisiense que quer alienar os 25% que detém na Transdev.